Marcadores

domingo, 17 de março de 2013

CARTA ABERTA DE AGRADECIMENTO DA FAMÍLIA DE TEÓFILO OLEGÁRIO FURTADO À SOCIEDADE ITAITUBENSE.



Gostaríamos de abraçar e agradecer pessoalmente a todos aquelas pessoas que, direta ou indiretamente, por ato ou na intimidade de seu pensamento solitário, prestaram homenagem por ocasião da celebração do CENTENÁRIO DE NASCIMENTO de TEÓFILO OLEGÁRIO FURTADO, ex-prefeito, ex-vereador e homem simples que dedicou a maior parte de sua vida a acolher e amenizar as dores dos itaitubenses, especialmente os mais humildes.

De 4 a 9 de março vimos em Itaituba várias manifestações em resgate da memória do nosso querido esposo, pai, sogro, avô e bisavô, vindas das autoridades constituídas, dos amigos, dos seus “pacientes” e mesmo de pessoas que não conheciam a história de heroísmo e generosidade desse pequeno homem que se agigantou como cidadão voltado para sua comunidade, atuando na política, no desporto ou militando como profissional da área de saúde.

A família, ainda sensibilizada com tamanha demonstração de apreço, espera que esta homenagem sirva também para estimular o resgate da história de nossa querida Itaituba e de seus verdadeiros heróis.

Por fim, queremos fazer um agradecimento especial à atuação da imprensa local que, cumprindo sua honrosa missão, fez chegar a todos a informação jornalística com correção, ampliando o alcance e a relevância das homenagens prestadas.

Esposa, Filhos, Genro, Noras, Netos e Bisnetos de TEÓFILO OLEGÁRIO FURTADO - Mar/2013.

quarta-feira, 6 de março de 2013

TEÓFILO FURTADO FAZ 100 ANOS - O MÉDICO NATO E A MANGA DO TEMPO


Se vivo fosse, estaria hoje completando 100 anos de idade !!

TEÓFILO OLEGÁRIO FURTADO - Cidadão comum, de hábitos simples, nascido em Itaituba porém criado em Belém do Pará. Voltou à Itaituba já adulto, após passar por Belterra e Fordlândia, como Prático de Farmácia e Enfermeiro , trabalhando no Hospital Henry Ford.
Casado com a Sra. Judith Cabral Furtado, mãe, esposa e cidadã exemplar, chegou em Itaituba em 1950.

Foi pai de seis filhos, Maria do socorro, Carlos Roberto, Maria Lúcia, Maria Floripes, Paulo Eduardo e Wilson José, aos quais transmitiu os valores que nortearam sua vida : honestidade, lealdade, compromisso, responsabilidade, integridade, respeito, humildade, e amor familiar.

Como HOMEM PÚBLICO, foi o porta-voz da integridade, compromisso, trabalho, honestidade, e respeito ao seu povo.

Como PROFISSIONAL DA SAÚDE , foi competência, sabedoria e coração.

Como PAI, foi austeridade e amor, compromisso com a educação e preocupação com o bem-estar de seus filhos !

Como AVÔ, o " coruja" que todo neto pediu a Deus !!

Como FOLIÃO, foi o maior amante do carnaval que Itaituba já conheceu !! KKK

Como DEGUSTADOR DE GELADAS, sem comentários !!! KKKK.

Faleceu aos 80 ANOS no dia 18 de dezembro de 2003.

Deixou como sua maior riqueza, os seus filhos, todos formados, bem encaminhados na vida, FELIZES E AGRADECIDOS, por terem herdado deste PAI, os seus valores morais, a educação e o amor familiar.

Com certeza este legado está sendo e sempre será transmitido de geração para geração, e TEÓFILO OLEGÁRIO FURTADO, este homem simples e comum , que soube viver com tanta DIGNIDADE, será ETERNO !!

A ele o nosso muito obrigado por tudo o que fez e construiu, por seu exemplo de vida, por sermos a sua continuidade, a extensão de nossa FAMÍLIA.

Nosso AMOR e nossa SAUDADE, também serão ETERNOS !!

Que esteja FELIZ e nos ABENÇOANDO SEMPRE, lá do céu , ao lado do nosso grande PAI CELESTIAL !!!

BEIJOS !!
Texto de Maria Lucia Cabral Furtado

Depois das lindas palavras proferidas com tanta propriedade pela Lúcia Furtado, tornarei público o poema “MANGA DO TEMPO”, escrito pelo Tenente Urbano do 53º BIS, uma homenagem ao Sr. Teófilo Olegário Furtado. Esse fragmento literário faz parte do acervo histórico deixado pelo meu Pai Francisco Xavier Lages de Mendonça, que tinha o maior respeito e consideração pelo seu compadre Teófilo.

Nas décadas de 50, 60 e meados de 70, a presença do seu Teófilo ficou viva nas nossas mentes. É raro o cidadão itaitubense, que não tem em seu acervo uma história que envolva Teófilo Furtado, principalmente relacionado à saúde. Eu mesmo, fui acometido por uma doença proveniente de uma bactéria adquirida pela água, acolhido pelo Sr. Vivaldo Gaspar, que me colocou nas mãos abençoadas do Seu Teófilo, por quem fui tratado, e hoje agradeço por estar aqui contando essa história.

Que Deus o conserve ao seu lado!

O POEMA: