Marcadores

quinta-feira, 16 de maio de 2013

EDUCAÇÃO OU CAMELÓDROMO?

"É preciso revogar a LEI e preservar a nossa história"

Escola Estadual Professora Alice Carneiro, transformada em Camelódromo? - Isto é uma vergonha!!!

                                   Socorro Neves
Ainda na semana passada, uma amiga que reside ai em Itaituba, me falou deste projeto absurdo de transformar a Escola Estadual Profa. Alice Carneiro, em um Camelódromo.
Junto, me passou também a indignação que sentia, considerando que, mais uma vez a sociedade itaitubense se depara com uma situação de falta de respeito, por parte da classe política, com os valores históricos e culturais do município e do nosso povo.

É a nossa história que mais uma vez tentam empurrar pelo ralo: A Escola Estadual Gaspar Viana, foi derrubada para que o seu terreno passasse a abrigar a construção do reservatório de Água; o Estádio Municipal Teófilo Olegário Furtado, está desativado já há algum tempo, para dá lugar a construção de um Hospital Público e agora, a Escola Estadual Profa Alice Carneiro, a mais antiga Escola Pública do município, deverá dá lugar para a implantação de um Camelódromo.

Ao tomar conhecimento, a indignação passou a ser também minha e me propus a escrever um artigo, no entanto, a exemplo do que faço todos os dias, busquei através dos sites e blogs de noticias ai da região, qualquer informação sobre o assunto e diante da falta de noticias, resolvi aguardar o momento oportuno. Finalmente, o assunto se tornou pauta de comentários diversos, tendo como foco um telefonema que foi dado ao blogueiro Norton Sussuarana, que tornou público o descontentamento de mais alguém, que consciente dos valores históricos da cidade, pede ações que venham a impedir uma ação irresponsável do Poder Público, destruindo uma escola onde, “atualmente funcionam pólos da Universidade Aberta do Brasil – UAB e da Universidade Federal do Oeste do Pará- UFOPA, podendo vir a sediar tantos outros cursos de graduação, que garantam melhores formações às centenas de profissionais que sem acesso aos grandes centros, disputam espaço no mercado de trabalho, sem a devida qualificação”.

Se faz necessário que a classe política aprenda a valorizar e preservar a história de nossa cidade e do nosso povo, assim como nosso povo precisa acompanhar mais de perto as ações dos ‘ditos’ nossos representantes políticos.

Chega de dizer que ‘não gosta de política’ e se manter alheio às ações daqueles que ajudamos eleger, lhes conferindo poder através dos nossos votos. É preciso que a população acompanhe de perto as sessões do Legislativo Municipal, prestar atenção nas matérias apresentadas e postas em votação e assim, ter oportunidade de reagir de imediato diante de projetos de leis que contrariem os interesses de toda a sociedade. É preciso mais do que nunca, que saiamos das conversas de comadres, das esquinas, das mesas de bares e que diante de situações como esta, onde um PL irresponsável, autoriza que o prédio de uma escola se transforme em camelódromo e que nossa indignação ganhe forças, formas, ações concretas, saia do anonimato, de conversas isoladas e se faça representar através do Ministério Público, por exemplo, para que possamos preservar a nossa história.

Ações são necessárias e urgentes para conscientizar a classe política, entre estes, a atual chefe do Executivo Municipal, bem como os membros da atual Legislatura, de que é preciso saber retroceder, quando há o entendimento de que uma ação impensada e irresponsável, contraria os princípios e a vontade de toda uma sociedade. Precisamos agir e logo, para que “não joguem ao chão e esmaguem, parte significante da trajetória educacional de tanta gente que, ainda criança, adolescente e ou adulto, aprendeu as primeiras letras, as primeiras palavras, escreveu as primeiras frases e cresceu para o mundo...Assim como tantos passaram por lá, ensinando. Foi ai, na Escola Estadual Profa. Alice Carneiro, nas salas, corredores e área livre, que muitos de nós itaitubenses demos os nossos primeiros passos para alcançarmos nossos objetivos, enquanto cidadãos de bem e aprendemos a construir nossas próprias histórias, que não importa onde estejamos, se confundem com a história de Itaituba”.

Não estamos aqui considerando desnecessária a construção de um Camelódromo, pelo contrário, sabemos a necessidade urgente de desafogar as calçadas das ruas do comércio e em consequência, garantir melhor qualidade ao trânsito. Basta, entretanto, escolher outra área, em outro local, que não seja exatamente a Escola Estadual Profa. Alice Carneiro. Itaituba cresceu, a cidade tem os maiores supermercados situados na Rodovia Transamazônica, bem como outros segmentos do setor comercial em áreas distantes do centro e nem por isto sem clientela.

Diante do que, cabe ao Executivo Municipal tomar as providencias cabíveis de fazer com que a tal Lei, resultado de um Projeto de Lei, autoria do então vereador Peninha e que por certo foi sancionado pelo prefeito da época, Valmir Climaco, não tenha efeito e para isto, basta apenas que, “seja revogada por outra lei: nesse caso a nova lei terá algumas opções, podendo revogar a totalidade do conteúdo da lei anterior, ou revogar tão somente alguma parte determinada, podendo a nova Lei, também, ser expressa quanto à revogação, dizendo claramente qual lei ou parte dela que perderá seus efeitos”.

A senhora Eliene Nunes, que antes de está prefeita, é professora por formação, por certo não será reticente quanto a tomar as decisões cabíveis neste caso. Quanto às pessoas que acham a coisa mais natural do mundo, a destruição de patrimônios históricos, ou que defendem simplesmente a incoerência das ações políticas de alguns, exclusivamente por questões políticas partidárias, infelizmente só temos a lamentar.
Nosso apoio à Associação dos Filhos de Itaituba – ASFITA ( filho não é apenas quem nasce, mas quem ao ser adotado, AMA!), que tem sido enfraquecida pelo egoísmo de muitos e que assim, na maioria das vezes não tem forças para defender os interesses do povo itaitubense. A causa é única, é nossa, é de todos: Escola Estadual Profa. Alice Carneiro, transformada em Camelódromo? -

Isso é uma vergonha! LUTEM! Lutemos JUNTOS!!!

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Processo de elaboração da nefasta lei que pede a transformação da Escola Alice Carneiro em camelódromo já está com a ASFITA




Extraído do facebook do André Paxiuba:  https://www.facebook.com/andrepaxiuba?fref=tsJá está nas mãos da presidência da ASFITA (associação dos filhos de Itaituba) todo o processo de elaboração da nefasta lei que pede a transformação da Escola Alice Carneiro em camelódromo.


O que nos assustou em toda essa tramóia, é que mesmo o projeto tendo sido rejeitado pela comissão que estudou a elaboração da lei ela foi posta em votação e aprovada pela maioria, com a abstenção dos votos apenas dos Vereadores Diomar Figueira, Dadinho Caminhoneiro e Cezar Aguiar, justamente os membros da comissão que rejeitaram o referido projeto de leis por falta de estudo detalhado do caso.

Outra coisa que impressiona é um relato de um dos assessores do ex presidente daquela casa de leis que alega que a referida lei foi votada junto com algumas outras em uma seção fechada, de acordo com as palavras (uma reuniãozinha de gabinete feita rapidamente) para aprovação desses e de outros interesses de ex vereadores e do ex prefeito Valmir Clímaco, como a aprovação de nomes de postos de saúde com o nome de parentes do ex prefeito como também do orçamento da câmara para o ano seguinte.

O mais impressionante disso tudo é que em sua proposta de lei, o desinformado ex vereador peninha alegou que a escola Alice Carneiro era um espaço ocioso do município e que ali so estavam funcionando cursinhos pré vestibulares. Não sabia ou fingiu não saber o desenformado que ali estava funcionando os campos universitários de diversas universidade como a UFOPA e UEA. A boatos que o interesse do ex vereador barrado pela justiça era que o apoio em favor da lei era em retribuição ao apoio recebido pelo ex vereador quando candidato a sua candidatura.

Ainda na tarde de ontem foi protocolado uma ação civil publica no ministério publico estadual com mais de 1.000 assinaturas contra a destruição dessa importante patrimônio histórico do município de Itaituba pela ASFITA. Em conversa com o promotor junto ao direção da associação o mesmo prometeu dar uma resposta para o caso ate a quarta feira.

Na noite de ontem vários membros da ASFITA, ex alunos, ex professores, alunos das escolas estaduais que não tem onde estudar e população em geral, deram um abraço simbólico na escola e entoando o hino do município fizeram um apelo para que a atual administração não continue a loucura iniciada na administração anterior.
Foto

Escola Alice Carneiro agoniza antes da sua implosão


Lamento estar distante e não poder dar a minha contribuição, principalmente em poder criticar pessoalmente esses arroubos humanos ante-educação. Um crime já foi cometido com a Escola Gaspar Viana, tendo seu prédio implodido para dar lugar a um elefante branco que suga água da beira do rio tapajós, ao lado de um estacionamento de voadeiras, contaminando ao meio ambiente com gasolina, óleo diesel, graxa, sabão, q-boa e outros produtos poluentes. À época, conversei com um dos assessores do Deputado Federal Nilson Pinto e me foi dado como justificativa, que aquela escola já não estava servindo à educação. Pasmem, os prédios administrativos da educação em Itaituba são alugados. Será que a escola Gaspar Viana, não poderia abrigar a administração da educação ou os Conselhos que são Constitucionais?
Agora, é a vez de implodir a Escola Alice Carneiro, um prédio que faz parte da história de várias gerações de filhos natos de Itaituba, para construir um camelódromo. Cara professora e gestora municipal, não é dessa forma que a administração vai resolver esse déficit social, apoiando o trabalho na informalidade. O que administração tem que se preocupar, é em criar oportunidade para essas pessoas saírem da informalidade.

Acho que não devemos calar diante dessas fórmulas de devastação da história. O homem é produto da história, não podemos apagar uma história de sentimento para dar vida a uma história pragmática, visando o lucro eleitoral.




“Educação tem que ser tratada como fator de transformação e não como fator de extermínio”.

sábado, 11 de maio de 2013

“Do Amor” de Rodolfo Mendonça no Festival Art Déco de Cinema // Sesc Boulevard 14 a 19 de Maio

qaq1

“Do Amor”, de Rodolfo Mendonça, foi selecionado para o 5º Festival Art Déco de Cinema, evento que acontece em São Paulo, Florianópolis, Brasília e Belém neste ano de 2013. Esta atividade reúne filmes de várias localidades do Brasil e de outros países. O curta-metragem do Coletivo “Quadro a Quadro” é o único representante do Pará neste festival e será exibido dia 16 de maio, quinta-feira, a partir das 19h no Sesc Boulevard, e estará concorrendo nas categorias melhor filme, melhor ator, melhor atriz e voto popular.
Serviço:

art
Local: Centro Cultural Sesc Boulevard

14/05 (Terça-feira)
19h – Abertura da 5ª Edição do Festival Art Deco de Cinema
Filmes:
A Woman/Uma Mulher (ITA); Life and Hereafter (EGI); Pin-up (RUS); Raw (EUA); Amor à Camisa; Inspiração/(ins)piração; Os Grilos do Sul Gritam Aurora; Sapato; Uma Curta Chama; Breakfast; Qualquer hora e dezessete (??:17); Davi e os Aviões; O Ultimo Lamento; Postal Pós-Moderno; Prelúdio em Sol Maior; Travessia; Freestyle Chess; Boca Fechada (BRA).
15/05 (Quarta-feira)
19h – 5ª Edição do Festival Art Deco de Cinema
Filmes: Fotobiotridimensionalidade; Vale do Piancó # Coremas; Amor Proibido; Depois da Curva; Desconhecido Íntimo; Desvelo; Um Diálogo de Ballet (BRA); Free movements; Living Pictures (RUS).

 16/05 (Quinta-feira)
19h – 5ª Edição do Festival Art Deco de Cinema
Filmes:
Detrás del Espejo (PER); Found Objects (EUA); Not less than 50 kg (UCR); Six (EGI); The man who fed his shadow (GRE); Luminaris (ARG); Do Amor; Estrela Radiante (BRA).
17/05 (Sexta-feira)
19h – 5ª Edição do Festival Art Deco de Cinema
Filmes:
Frank’s Tin car (GAN); Chippendale (RUS); Animador; A Mão que Afaga; Nem que tudo termine como antes (BRA).

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Depois do ensaio geral Ciao! estreia hoje no Cuíra




Black e Fassibinder, arriscando-se no trapézio da vida

Onírico. Mágico. Pintura emoldurada por um encontro transformador. Ciao! Buonanotte, Finito... é isso e mais alguma coisa, que mexe com a emoção do espectador, levado às entranhas da infância e à profundidade do mundo adulto. Ontem, em um ensaio aberto à imprensa, o espetáculo foi mostrado na íntegra, já no clima da estreia, que acontece hoje no Teatro Cuíra, às 21h, seguindo em temporada no sábado, mesmo horário, e no domingo, às 20h, repetindo a dose nos dias 18 e 19 de maio.

Mesclando as técnicas da dança contemporânea às linguagens do circo e do teatro, o espetáculo, ganhador merecido do Prêmio Funarte Petrobrás Carequinha de Incentivo ao Circo (2012), traz dois atores em cena, um bailarino e um clow, que dão início a uma saga pontuada por uma luz extraordinária, criada pela iluminadora de Patrícia Gondim. Ela, literalmente pinta a cena, norteada pelas projeções de Nando Lima, cada vez mais especialista em criar cenários desta natureza.

Logo no início, vemos o despertar de Palhaço Black, personagem de Antonio do Rosário, ator pesquisador da arte do clown, integrante do grupo pioneiro nesta linguagem na Região Norte, Os Palhaços Trovadores. Tranquilo, Black está no universo dele, para em seguida, como todo bom clown, se lançar ao público, encarando a plateia com olhar às vezes sagaz, outras singelo, amoroso, ou ainda traquino, sátiro...



Pintando e acontecendo
Ele é apaixonante, nos causando este sentimento, enaltecido, superlativado pela música divertida e comovente, criada especialmente para o personagem, por dois grandes músicos paraenses, Armando de Mendonça e Thalles Branche, irmãos e autores de toda a trilha original do espetáculo. Enquanto a música é doce e colorida para Black, é cinza, gométrica e metálica para a bailarina Fassibinder.

Aliás, a ficha técnica inteira deste trabalho é um espetáculo à parte. Já falamos disso aqui, mas vou dizer ainda mais. Temos Aníbal Pacha nos figurinos, junto com Marilea Aguiar. É mais um elemento constituinte da beleza total do espetáculo. Temos a direção sempre pontual e competente de Adriana Cruz. Atriz, diretora, escritora, dramaturga, contadora de história, ela, que vem do In Bust Teatro com Bonecos, está cada vez mais atuante no cenário teatral, envolvendo-se, sempre a convites irrecusáveis, em outros trabalhos cênicos desenvolvidos na cidade.



Eis que Fassibinder surge de uma moldura
Mas voltando à cena, enquanto Black faz seu passeio pelo público, vemos ao fundo a bailarina Fassibinder, imóvel, vai criando vida, saindo de uma moldura, onde estava, talvez fingindo-se, adormecia, sem interferências na cena. Criada décadas atrás pelo grande Luis Otávio Barata, que presenteou Danilo com a personagem surgida da montagem de O Lixo e a Cidade (Unipop), ela traz uma venda nos olhos, mas se é cega ou simplesmente não quer vez, não sabemos.

É sínica, contemporânea, ingênua e objeto de brincar de Black, mas sua mentora também. Depois que o pequeno Palhaço a encontra, vemos no que ele se transforma... É punk! Cheio de proposições do gênero, é bom dizer, Ciao! instiga o espectador a cada esquete e até o seu último momento. Objetos soltos pelo cenário nunca estão ali à toa, como o trapézio, que utilizado pelos dois personagens, parece representar mais que o lúdico, indica o risco de se atirar à vida, ao amor, ao encontro que, neste caso, é eminente para Black e Fassibinder.



Arte, dança e circo
Danilo Bracchi, mais uma vez, é surpreende, o mínimo que dá pra dizer. Desde que retornou da Bahia, onde morou por dez anos, ele vem desenvolvendo um trabalho ímpar na dança, em Belém, onde montou e dirige a Cia. de Investigação Cênica, grupo destinado à pesquisa e investigação de movimentos para a cena.

Em 2007, estreou nos palcos, com o espetáculo “Depois de Revelada Nada Mais Muda”, resultante do trabalho da Bolsa de Pesquisa, Experimentação e Criação do Instituto de Artes do Pará (IAP). A montagem, que revelava um olhar sobre o universo do mundo da fotografia, faz uma transposição poética da criação fotográfica em imagens manifestadas através da dança.

Depois foi a vez de “Tão bonito de tão feio”, mais um projeto premiado, desta vez, como o Prêmio Klauss Vianna, 2008 (FUNARTE/Petrobrás), que traz em cena, sob a ótica da dança contemporânea, a discussão sobre o pensamento estético do corpo no mundo moderno.



Humor e sagacidade....
Há outros espetáculos montados pela Cia, como “Homens”, mostrado, mais recentemente, em 2010, quando Danilo, à frente da APAD – Associação Paraense de Dança - organizou, em parceria com os Produtores Criativos, o festival Paralelo de Dança.

O evento, em semanas seguidas, de quinta a domingo, ocupou o público em um mês de julho, com apresentações no Forte do Castelo e no Teatro da Paz.

Inquieto e atento, em 2010, ele ganhou mais um prêmio com o projeto Conexão Dança, aprovado no Edital de Residência em Artes Cênicas da Funarte e foi para a Europa. De volta ao Brasil, passou ainda com o projeto, por alguns estados brasileiros, até chegar novamente a Belém, com as ideias fervilhando e que resultaram neste agora Ciao! Buonanotte Finito...



Jogo de luz, projeção, sombras
O nome do espetáculo deveria ser “Imprevisto”, como foi inscrito na Funarte, mas ao longo da montagem, que durou quatro meses, desde sua concepção, ensaios, até a estreia de hoje, o novo nome se impôs, se fez e assim ficou.

Para mim, ontem, após ver o ensaio geral, soou como uma afronta. Como assim, Ciao! Buonanotte, Finito...? Estava tão bom, estava vivendo um sonho encantador, envolvente fábula. O fim, que não é fim, nos pega de surpresa. Não se espera ou quer, mas temos que aceitar ou voltar no dia seguinte...

Serviço
Ciao! Buonanotte, Finito... Dias 10 e 11, às 21h, e 12, às 20h. E nos dias 18 e 19, às 21h e 20h, no Teatro Cuíra - Riachuelo com 1º de Março. Ingresso R$ 20,00 com meia a R$ 10,00 para estudantes. Prêmio Funarte/Petrobrás carequinha de Incentivo ao Circo. Realização de A Trama e produção da Três – Cultura Produção Comunicação. Informações à imprensa: 91 8134.7719/3088.5858. As fotos desta postagens foram feitas no ensaio geral, pelo blog.

http://holofotevirtual.blogspot.com.br/2013/05/depois-do-ensaio-geral-ciao-estreia.html

quarta-feira, 8 de maio de 2013

MAGISTRADO É CONDECORADO PELOS MUNICÍPES DE NOVO PROGRESSO


O desligamento do juiz José Antônio dos Santos da Comarca de Novo Progresso, deixou os progressenses insatisfeitos. Na verdade a cidade que vinha constituindo uma nova fase no judiciário, depois de sofrer grandes decepções de outrora experiência nesse segmento, se confraternizou com o magistrado Antônio José, e despediu-se em tom de decepção com a saída do mesmo daquele município, no qual vinha de acordo com a população desenvolvendo um excelente trabalho em prol da população, e em especial aos mais carentes.  

O juiz Antônio José, que tem repetido uma demonstração de produção no trabalho que exerce com dignidade e acima de tudo com lisura pelos municípios por onde tem exercido sua vocação, sua saída do município de Novo Progresso é uma perda significativa, afinal a cidade nos últimos meses viu a Lei ser cumprida na forma da Lei. 

Na opinião pública e de profissionais no ramo, bem como em demais segmentos da sociedade, o momento Antonio José, representando a Lei no município, foi algo muito marcante, pois pouco são as referencias deixada por outros profissionais que desempenharam a mesma função. Na opinião pública, pouquíssimos foram os representantes da Lei que desempenharam tão bem seu papel na comarca de Novo Progresso que mereça o reconhecimento da sociedade, diferentemente do exercício do cumprimento da Lei que o juiz Antonio José implantou no município. 

A sociedade na despedida do magistrado se manifestou, se indignou, mais acima de tudo reconheceu os trabalhos que o juiz desempenhou  com total clareza naquele município. Uma herança de dignidade para quem pôde trabalhar e conviver, e desempenhar suas funções ao lado do magistrado Antonio José. Fatos que lhes rendeu grandes homenagens de despedidas, condecorações e muitas lamentações pela sua saída. Esse desabafo foi confirmado na fala de profissionais e de pessoas que antes desamparadas pela Lei, viram seus processos de meses e até anos despachados pelo juiz, fatos que não se pode elogiar de muitos outros magistrados que tem a mesma função, mas sem o mesmo desempenho de profissionais como, por exemplo, o juiz Antonio José. 

O histórico de exemplo como profissional do juiz Antonio José, tem se estendido ao longo dos anos pelo Oeste do Pará. Os municípios que esse magistrado tem representado a Lei, sem exceção, sempre são os melhores que um profissional poderia deixar como exemplo para a sociedade. Antes da sua transferência para a comarca de Novo Progresso, o juiz Antonio José, passou uma grande temporada na comarca de Itaituba, respondendo pela 3ª vara criminal, pela qual, fez um trabalho brilhante, fez com que a Lei fosse cumprida em muitos casos que já quase haviam caído no esquecimento da sociedade. Uma marca que já deixou saudades para Itaituba, e agora para Novo Progresso, afinal os profissionais são muitos, mais vocação e competência não são para todos e esses requisitos o juiz Antônio José, têm de sobra.