Marcadores

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Itaituba nunca será um retrato na parede - Férias de julho - 2014



Quem vive e revive sente a energia do reencontro com os amigos na cidade que você nasceu.

Em julho estive em Itaituba acompanhado pelos meus filhos Thales (aproveitou para continuar suas investigações sobre os seresteiros do Tapajós, uma das vertentes de sua pesquisa de doutorado) e Armando Filho (músico clássico), amantes da boa música. Quanta alegria no encontro com os amigos, contadores de histórias pitorescas vivenciadas no decorrer de suas vidas. Tudo regado pela presença dos amantes da música na residência da Léia Furtado com seu papo apimentado como: Silvio Macedo, Paulo Eduardo, Gil Barata, Black Eixo, Edson Fred, Wilson José, Wiliam, Salomão, Sônia, Roberta Cristina, João e seu violão, Clínger, Valdo Gaspar, a filha do Cacau com sua voz maravilhosa, Arthur Bilby com sua voz rouca interpretando músicas estilo bossa Nova, Bruna e Thalita, o coro formado das filhas do Riso Bilby, Pedro Aurélio,Rafic Salomão, Valda Mesquita, Socorro mesquita, Léa, Ivair Mesquita que há 39 anos não visitava Itaituba, Rosemary, Rômulo Bilby, Neide e Melado mostrando seus dotes artísticos cantando Meu Primeiro Amor, Arlene Bastos, Ronaldo Magno, Laurito e Kauê e a participação do grupo de choro “Porrada Seca” com a presença do Bodinho do cavaco, Raimundinho e Felipe no violão. Tivemos momentos de poesia e sensibilidade na casa da Dulcinéia, que nos ofereceu um almoço com cardápios variados, fora a presença do Luiz Henrique com seus trocadilhos poéticos de linguagem refinada, da menina Aline distribuindo simpatia, além da maestria do Zeca na cozinha. Lembro ainda do bom papo com a conterrânea Idolazi falando de poesia, parada obrigatória, com as presenças da Socorro Neves, seu Nezinho, tia Maria Viana e visita ilustre da amiga Victória Figueredo. Os nossos agradecimentos pelo almoço oferecido pela Ana e Carlos Porciúncula e seu filho Luiz Carlos, no aconchegante Hotel Apiacás. Não posso deixar de agradecer a gentil acolhida do casal Vianey e Raenilce e seu filho Benício, na nossa passagem por Santarém, 

Como não poderia deixar de faltar, o passeio pelo Rio Tapajós no barco do Nonato do Suta, praia do Paraná-Miry, a visita inesperada na casa da Neide e do Melado, que nos receberam com grande cordialidade, oferecendo um churrasco e matrinchãs assadas trazidas de Altamira pela família do Risomar Bilby. As gargalhadas da Roselene, presença do Rosimar e Nilza na companhia dos filhos Rodrigo e Rogério, juntamente com suas namoradas.

O dia 25 de julho culminou no Grande Encontro dos Filhos e Amigos de Itaituba no Rotary Clube, com organização impecável da Equipe da ASFITA, cobertura exclusiva do publicitário Ivan da TV Tapajoara, cerimonial impecável da Sandra, filha do amigo Francisco Adofino. O show musical com músicos itaitubenses, sob o comando de Black Eixo e Edson Fred, deu a tônica da festa, com revelação de grandes dançarinos dos mais variados ritmos, como Ronaldo Magno, Professora Madalena revelação no Carimbó, Tomásia com seu parceiro dançando com elegância e outros que fizeram a noite do Grande Encontro ficar mais agradável.

Aos que por algum motivo não participaram da festa, fica lançado o convite para o ano que vem.
Planeje-se que dará certo.

Salve Sant’Ana, a Padroeira de Itaituba!

Por Paulo Eduardo:

"Armando, amigo, muito feliz o título de tua crônica sobre nossa visita a Itaituba em julho último: "Itaituba nunca será um retrato na parede".
Evidente que a tua referência é o poema "Confidência do Itabirano" de Carlos Drummond de Andrade.
Interessante notar a tua acuidade ao captar a essência de nossa ida sistemática a nossa cidade há mais de 10 anos sempre no mês de julho: VIDA! Itaituba nos dá vida e nós damos vida a Itaituba.
Nessa dinâmica que nos impomos, Itaituba numa será um retrato na parede.

Por fim, uma observação ao teu texto. Você esqueceu de mencionar o maior espetáculo de arte da temporada: o jogo de futebol sênior entre Auto Esporte X América. Sensacional. Maravilhoso. O placar diz tudo: 8X8, com um show de bola de Vivaldinho, Reinaldo, Paulo Eduardo, Ciroca, Renildo, Paulo Gaúcho, Cate e Veloz pelo time do Auto; e Luiz Henrique, Tidão, Neneca, Marlúcio, Sérgio Piridão, Ruizinho Sangue de Mamão, o irmão do Libório e mais 2 ou 3 jogadores que não lembro o nome, pelo time do América.

Foi surpreendente em técnica, participação, garra e emoção. E de quebra ainda fiz dois gols, os primeiros do jogo, e a tentativa de uma bicicleta que até hoje meu corpo reclama com remorso.
Já estou com saudade. Mas julho de 2015 já está logo ali e a convocação é geral.
Abraço Bida
Do amigo

Paulo Eduardo C Furtado"