"Trouxe ela para que desde cedo saiba se divertir de maneira tranquila". A declaração é da professora de educação física, Tamila Alcântara, que levou sua filha Ana Luisa neste domingo (27) para pular Carnaval com os Palhaços Trovadores na Estação das Docas. Com apenas dois anos, a menina já gosta de dançar e é estimulada pela mãe a gostar da Folia de Momo.
Tamila também levou o sobrinho Victor Gabriel, de nove anos para a apresentação especial dos clowns no projeto Teatro ao Pôr-do-Sol, promovida pela Organização Social Pará 2000, e Secretaria de Estado de Cultura. O espetáculo reuniu crianças, jovens, adultos e idosos que sorriram, dançaram e brincaram com o grupo.
"Bené, onde você estiver alegria sempre", declarou o diretor geral dos Palhaços Trovadores, Marton Maués, dedicando a apresentação ao filósofo Benedito Nunes, morto na madrugada de domingo. Segundo ele, Nunes era fã dos clowns e sempre esteve presente nos espetáculos. Os palhaços fizeram uma homenagem especial cantando diversos sambas ao filósofo.
"Ó Abre Alas"
A peça "Ó Abre Alas" resgata os antigos carnavais e a partir de cada marchinha cantada vão sendo encenadas as mais curiosas situações. Entre as personagens, foliões fantasiados, blocos de sujos improvisados, pessoas extravagantes e os mascarados.
A trilha sonora é bem conhecida: "Mamãe eu quero", "Quem não chora não mama", "Aurora", "Bola Preta", "Cachaça", "Bandeira Branca", "Máscara Negra", entre outras. A vendedora, Delma de Fátima, 43 anos, conhece bem o espetáculo. "Sempre que eles se apresentam a gente vem assistir. Gostamos muito porque cada vez que eles se apresentam é diferente", afirmou.
Ela levou à Estação o neto Kauã, de um ano, fantasiado de homem aranha. "Trouxe porque sei que aqui é seguro e confortável, ideal para mostrar para ele como o Carnaval é bom", disse Delma se referindo às vantagens da programação cultural na Estação das Docas.
A vendedora revelou, ainda, que é fã do Boi Veludinho, grupo de Boi de Máscara que se apresenta no próximo sábado (5), quando o complexo realiza o tradicional Bailinho de Carnaval. Às 17h30, tem início a festa que foi planejada especialmente para as famílias.
Além do Boi Veludinho em cortejo pela Estação, o evento terá a apresentação da Banda de Fanfarra liderada por Téo Pérola Negra, que tocará marchinhas, sambas enredos e outros ritmos. As atrações serão acompanhadas de oficinas de máscaras de garrafas PET e pinturas de rosto comandados pela ONG NoOlhar.
Kassya Fernandes - Ascom Pará 2000