Marcadores

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

D. Judith Cabral Furtado comemorar seus 90 anos de idade é....

Na verdade um acontecimento único na vida de uma pessoa, porém comemorar os seus 90 anos (29.01.2011), pra nossa família foi uma honra. Ver sua família reunida com filhos (as), netos (as) e bisnetos (as), noras e os amigos. Com certeza foi uma alegria contagiante com seus filhos Wilson José e Paulo Eduardo dando o tom da festa com muita música e cantoria.

D. Judith, falar de você é um privilégio, mas estou me arvorando em dizer que lhe admiro pela sua serenidade e disciplina oriental, principalmente nas suas atitudes com horários e decisões. Uma característica sua que me lembro é: “Você jamais chama um filho ou qualquer membro de sua família por apelido é somente pelo nome e sobrenome”.

Linda festa de aniversário simples e aconchegante, carinhosa. Muito obrigado por teres nos convidados e reviver alguns momentos de alegria e saudade de seus filhos e esposo queridos com a homenagem feita num mural de fotografias. Mas, tenho certeza que seus netos (as) são o seu bálsamo pra superar a saudade. E repito meus parabéns, felicidades, saúde e muitos anos de vida.

Um abraço do amigo,

Altair Viana

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Comentários sobre o “teatro delivery”


Reporto-me aqui ao tema abordado na Revista Bravo de janeiro de 2011 sobre o “teatro delivery”, onde os atores se apresentam nas salas das residências como se penetrassem nos movimentos diários das pessoas, que muitas vezes não compreendem o seu interior, as suas emoções, apelando ao gracejo, à pilhéria apimentada, abordando os temas corriqueiros como fuga ao caos vivido nos grandes centros. Os temas por eles abordados não me atraem uma vez que o homem precisa navegar no mundo do pensamento harmônico apelativo à rima poética dos produtores de imaginação fértil, trazendo à tona assuntos a que venham contribuir melhor convivência social.

No mês de dezembro de 2010 recebemos a visita da atriz Côco Maldonado, equatoriana mestra em artes cênicas pela Universidade Federal da Bahia que realiza atualmente o seu projeto de “teatro para viagem” (http://www.soledaddelmonte.blogspot.com/), em que interpreta uma senhora idosa e uma jovem em um diálogo de família. No primeiro momento, a plateia, também em uma sala, é estimulada a falar do fim, do começo, de si, do seu passado, dos seus sentimentos, de alegrias, tristezas e principalmente da sua infância. Em seguida todos são convidados a irem até a cozinha onde o teatro continua com o diálogo entre a senhora idosa e a jovem, enquanto Côco Maldonado passa o café e ao mesmo tempo faz o “doce de Vênus” (um doce de goiaba), sempre abordando assuntos de cunho social, isso com ajuda da platéia formada por nós residentes e por alguns convidados. Ao final, todos tomam o café e saboreiam o doce de Vênus como agradecimento aos participantes. Achei uma experiência incrível pela liberdade dada a plateia na participação da apresentação do teatro.

Em Belém temos a experiência do “Grupo Verbus” formado por sete integrantes, com características teatrais e musicais interativas, com uma proposta poética para bares. A diferença está na interatividade com a plateia. Os movimentos se dão de forma em que o ator ao declamar um poema desperta na platéia o aprofundamento de situações adversas que venha fazer com que a mesma se transporte e vivencie o ato encenado. A vida como ela é, só pode ser vivida com sabor, graças às suas diferenças: amor, perdão, traição, devoção, sentimentos sofridos, escárnio, violência, desejo, desolação, alegria, tristeza, estresse e por aí vão as diversas formas de viver a vida quebrando barreiras.

O “Grupo Verbus” canta em verso e prosa as diferentes visões do amor, através das poesias de Vinicius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Afonso Romano de Santana, Martha Medeiros e Hilda Hilst. Embaladas por canções de Cartola, Tom Jobim, Baden Powel, Chico Buarque e outros, em interpretações que ficaram marcadas nas vozes de Elis Regina, Maria Betânia e outros grandes nomes da música popular brasileira.

Talvez eu tenha atribuído um maior valor às propostas do teatro de cozinha, que considero delivery, por ele estabelecer uma relação de cunho social com a platéia, principalmente familiar, e a do Grupo Verbus, com a  vantagem de proporcionar à sua platéia a interpretação da poesia e da música interligadas de forma mais contagiante, sem perder de vista que pode se adaptar a outras condições de apresentação, sendo flexível a ponto de necessitar apenas do contato mais estreito com o público para que o espetáculo possa acontecer.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

É uma honra ....


Recebê-lo em nosso convívio Paulo Eduardo Cabral Furtado. O motivo não poderia ser mais importante, a colação de grau de sua filha querida Ligia Furtado em Bacharel em Ciências Jurídicas pela Universidade da Amazônia – Unama, no dia 21.01.2011.

Um grande abraço do amigo

Altair Viana.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Querer - Poema de Pablo Neruda

Pablo Neruda foi um dos mais importantes poetas chilenos do século XX. Eis um de seus belos poemas de amor:


Querer

Não te quero senão porque te quero,
e de querer-te a não te querer chego,
e de esperar-te quando não te espero,
passa o meu coração do frio ao fogo.
Quero-te só porque a ti te quero,
Odeio-te sem fim e odiando te rogo,
e a medida do meu amor viajante,
é não te ver e amar-te,
como um cego.
Talvez consumirá a luz de Janeiro,
seu raio cruel meu coração inteiro,
roubando-me a chave do sossego,
nesta história só eu me morro,
e morrerei de amor porque te quero,
porque te quero amor,
a sangue e fogo.

Pablo Neruda

Contribuição da Ana Clara

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Belos Poemas Que Viraram Música – Fanatismo

Da série “Belos Poemas Que Viraram Música” o destaque de hoje é Fanatismo, soneto da poetisa portuguesa Florbela Espanca. O poema foi musicado por Fagner e gravado no disco Traduzir-se de 1981.

Fanatismo é um soneto (dois quartetos e dois tercetos) publicado pela primeira vez no “Livro de Sóror Saudade”, uma coletânea de 36 sonetos, editado em janeiro de 1923, cuja primeira edição de 200 livros esgotou-se rapidamente.

O poema foge, um pouco, dos argumentos melancólicos da maioria das suas poesias, embora também se perceba componentes de dor e sofrimento. Desta vez, a poetisa optou por escancarar todo o seu amor e lirismo.

A paixão, nesta poesia, é levada ao extremo ("[...] Podem voar mundos, morrer astros, Que tu és como Deus: princípio e fim”), justificando, plenamente, o título. O amor de Florbela, em fanatismo é arrebatador. É tratado de forma hiperbólica, possessiva e, ao mesmo tempo, submissa, resultado, talvez, da eterna procura de um amado (“[...] a mesma história tantas vezes lida [...]”).

http://drzem.blogspot.com/2010/07/belos-poemas-que-viraram-musicas.html

Vilson Shuber é o novo diretor Superintendente do sebrae


Quinta-Feira, 13/01/2011, 17:40:08
Na tarde de hoje (13), Elias Pedrosa foi eleito o novo Diretor Administrativo-Financeiro do Sebrae/PA. A eleição aconteceu das 16h30 às 17h, na sede do Sebrae. Junto com Elias, foram eleitos José Conrado (presidente do Conselho), Vilson Shuber (diretor superintendente) e Suleima Pegado (diretora técnica). A nova diretoria comandará o órgão nos próximos quatro anos.



Sucesso ao amigo Shubert e à amiga Suleima Pegado

domingo, 9 de janeiro de 2011

Iminente Isolamento...

Há muitos anos atrás nascia uma comunidade, depois uma vila e por fim uma cidade nas margens do rio tapajós chamada carinhosamente de Itaituba. Lugar onde todas as famílias se conheciam, cumprimentavam, respeitavam e obviamente amavam aquela nova cidade. Ao longo do tempo vieram às mudanças algumas pra melhor outras nem tanto, junto com essas mudanças outras pessoas também chegaram umas bem intencionadas outras não... E num passado bem recente temos provas suficientes pra ver e crer que Itaituba padece de ações de alguns maus intencionados, que não reconhecem que é daqui que tiram seu sustento e de suas famílias. Mesmo assim, cometem erros atrás de erros na administração pública da cidade. Quando não é no patrimônio histórico da cidade é nos serviços que atende a todos como o transporte aéreo, da única companhia aérea a TRIP , que mesmo nas condições apresentadas nos atende de maneira boa, satisfatória.
Este transporte é necessário e providencial pra nossa região, porque através deste transporte muitas pessoas e famílias sobrevivem uns bem outros nem tanto deste serviço. As agências de viagem são muitas pra demanda oferecida na cidade, exceto em ocasiões especiais, como férias, fim de ano, festa da padroeira etc, estas têm um alivio no seu orçamento.
Para toda essa estrutura funcionar bem é necessário que o poder público cumpra sua parte, sua obrigação de administrar limpeza, manter o sistema elétrico(iluminação da pista) e pintura da pista de pouso e decolagem do aeroporto.
Como cidadão e filho desta cidade peço ao ministério público e ao recente empossado deputado federal Adv. João Dudimar, que interfira junto ao Infraero e prefeitura de Itaituba, tomar providências no sentido de solucionar esse pequeno problema pra alegria de todos em nossa cidade. Quero lembrar que o transporte aéreo é uma concessão do poder público, em contrapartida oferece o mínimo de estrutura pra que o sistema funcione como um todo.
Espero sinceramente que Itaituba não fique sem transporte aéreo da única companhia aérea que opera na região. Não é razoável e nem tão pouco justo com os itaitubenses.

Altair Viana.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Ne me quitte pas - Versão de Fausto Nilo.


Armando,

Para complementar, peço-te que poste o poema abaixo para aquecer o coração dos apaixonados de plantão...

"de todos os versos de amor
as rimas e frases reinventadas
as jogadas de efeito
os subterfúgios e os hai-kais
anotações de diário
de todos os nomes que dei
para crises de adolescência
e carências plagiadas
de todo o minimalismo
clichês e letras de música
de toda minha literatura
você ainda é a melhor página"

Martha Medeiros

6 de janeiro de 2011 21:02

Jatene garante hospital regional para Itaituba

O governador Simão Jatene anunciou ontem à noite que Itaituba, na região oeste do Estado, terá um hospital regional e que Marabá poderá ter seu hospital ampliado ou outro construído em razão da grande demanda.
Ele também manifestou a intenção de rever o aluguel de 450 carros de passeio que hoje a Polícia Militar (PM) utiliza no policiamento das ruas nas principais cidades paraenses.
O contrato, assinado no governo passado, custa R$ 20 milhões anuais ao Estado. A beneficiada pelo aluguel foi a empresa Delta Construções. Para Jatene, os veículos são “inadequados” para esse tipo de combate à criminalidade. (Diário on line)
Blog do J. Parente

domingo, 2 de janeiro de 2011

O USUÁRIO E O TRAFICANTE À LUZ DA NOVA LEI DE DROGAS


http://www.mp.pe.gov.br/uploads/_yGBJxSfXGy8YINWjNrc2A/fwo0kip5NMrco-0bb7PK0A/Usuario_e_traficante_de_drogas.PDF

Autoria: Aldir Viana - Promotor de Justiça e Direitos Humanos

Itaitubense em alta no Planalto


A coluna do jornalista Ilimar Franco, panorama político, do Jornal o Globo do dia 24.12.2010 publicou a seguinte nota:

"O futuro ministro Moreira Franco(Assuntos Estratégicos)
escolheu para secretaria executiva Paulo Eduardo Cabral Furtado
que era secretário-executivo do Conselho Curador do FGTS".

O blog formula votos de continuado sucesso à vitoriosa carreira desse ilustre itaitubense.