Marcadores

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

O rio Tapajós que não queremos!


Vamos dar razão a quem tem!  Depois de todo teatro formado  contra o discurso Deputado Federal Dudimar Paxiúba (PSDB) no Congresso Nacional, quando chamou a atenção de todo o Brasil para a problemática de poluição do Rio Tapajós pela garimpagem desordenada no leito do rio acometida por dragas e em seus afluentes com a utilização de retroescavadeiras de grande portes, as conhecidas PCs, o que vemos é um governo desidioso, que não tem dó nem piedade, permitindo a morte do rio que outrora foi o mais lindo do mundo.

Vejam a reportagem  do jornal digital "Gazeta de Santarém":


Dragas como esta reviram o leito do rio Tapajós em busca de ouro e causam poluição Jota Parente

ITAITUBA – O secretário de meio ambiente do Estado, José Colares, em inflamado discurso, afirmou nesta semana, por ocasião de mais uma reunião para tratar das questões relativas à mineração nesta região, que a SEMA vai proibir a atividade de balsas e PCs nos tributários do Rio Tapajós.


Dragas como esta reviram o leito do rio Tapajós em busca de ouro e causam poluição
O problema é que entre os tributários, muitos já não existem, ou quando existem são correntezas de pura lama, não servindo mais para coisa alguma.

A ação das dragas no leito do rio vai continuar, e pior, agora sob o manto protetor do Estado, que já legalizou algumas e deverá legalizar todas as cerca de 25 que já estão atuando, podendo chegar até a um número de 40.

Imaginem o que é 40 dragas fuçando o leito do rio, concomitantemente.
Tratam-se de equipamentos imensos, que utilizam motores de até 400 HP, trabalhando 24 horas por dia, revolvendo terra do leito do rio, e jogando água barrenta de volta, como não deixa mentir a foto tirada segunda-feira desta semana.
Uma das graves consequências será o assoreamento do rio, cuja navegabilidade poderá ser muito prejudicada em um futuro breve.

O Estado, com a conivência do município, está decretando a morte inexorável do belo e antes azul Tapajós, assim como aconteceu com o Rio Madeira.
Quem ousa falar sobre este assunto, neste tom, como este jornalista, é vítima do desdém dos que só pensam no lucro fácil.

Que o diga Davi Menezes, presidente da CDL, que levantou a questão no encerramento dos trabalhos do secretário Colares, reunido com mineradores, nesta semana. Houve um ensaio de vaia contra Davi, porque ele manifestou sua preocupação.
Preparemo-nos para ver muito em breve, a volta da água barrenta do Rio Tapajós, descendo célere rumo a Santarém, onde se localiza sua foz. Por enquanto, sob o silêncio dos santarenos, que não parecem interessados neste assunto.

Quando a água com cor de barro chegar por lá a grita vai ser geral, mas, será tarde. O martelo foi batido e agora já não há mais para quem pedir socorro, pois a última esperança morreu com essa decisão do secretário estadual de meio ambiente.
Infelizmente, é isto que está acontecendo.

http://www.gazetadesantarem.com.br/regional/o-rio-tapajos-que-nao-queremos/
Contribuição: Aurimar viana

2 comentários:

  1. O assoreamento já é enorme em frente a cidade e já preocupa!

    ResponderExcluir
  2. Exatamente 7 meses e 19 dias esse Governo que aí está prometia através da SEMA proibir as atividades garimpeiras das famigeradas DRAGAS no Rio Tapajós. E não cumpriu!! SURPRESA! Não para mim, mas para muitas pessoas da região do Tapajós as DRAGAS continuam com suas atividades a pleno vapor. As consequências já aparecem na frente da Cidade de Itaituba, água barrenta, correnteza do Rio diminuindo consideravelmente, bancos de areia surgindo no mais inesperado lugar, surpreendendo a todos.
    Não há respeito desse governador ou desse governo com VOCÊ ITAITUBENSE, COM VOCÊ DA REGIÃO DO TAPAJÓS!!
    CONVOCO A TODOS A PENSAR EM QUEM VOTAR NAS PROXIMAS ELEIÇÕES, SE VALE A PENA DEIXAR ESSE GOVERNO que desrespeita todo o povo de Itaituba de todas as formas ou tira-lo do poder. E digo mais, leiam a lista de tudo que foi destruído em nossa cidade com aval do Governo do Estado: DESTRUIRAM O COLÉGIO ALICE CARNEIRO, GASPAR VIANA E ESTÁDIO TEÓFILO OLEGÁRIO FURTADO( Meu amigo não merecia no ano de seu Centenário sua grande obra ser varrida do mapa). Na cidade ou sede do município existem lugares e outras formas de melhorar o ensino, saúde, etc..O Governador atual odeia nossa cidade, destrói os monumentos históricos, retira a verba pra restauração do único prédio ainda de pé em nossa cidade(Prédio da Prefeitura antiga), pra mim ele não merece a menor confiança, portanto não merece meu voto! E nem o de vocês!! PENSEM NISTO!!
    ALTAIR VIANA.

    ResponderExcluir