Marcadores

sábado, 5 de junho de 2010

Do goleiro das traves da vida ao restaurante “Remanso do Peixe”

Muitos de nós devemos conhecer esse rosto como, o goleiro das traves da vida. Francisco Santos conhecido como Chicão é um conterrâneo Itaitubense, grande boleiro e grande goleiro também, fez sucesso na década de 70 no clube Bolinha na cidade de Santarém, não deixava passar nada. Chicão é um profundo conhecedor do bom pescado e dos excelentes pratos à que podem ser transformados. Só provando é que poderemos conceituar o nível da culinária por ele oferecida na peixaria “Remanso do peixe”. Opa! Sucesso nas grandes rodas culinárias do Brasil.

É interessante, o período de preparação involuntária a que antecederam os novos caminhos trilhados pelo Chicão, que juntamente com a comadre Carmem, são pais de dois filhos que não ficam atrás e a disputa é forte. Os dois garotos Thiago e Felipe, já fazem sucesso nas rodadas apresentando pratos de toda a natureza, desde os mais simples, até os mais sofisticados, dentre eles alguns exóticos da culinária mundial.

Todo esse sucesso começou quando íamos com as famílias dos amigos Macambira, Assis e João passarmos os fins de semana na casa do Chicão em Mosqueiro. Lá servíamos de cobaias, no bom sentido. Mas que cobaia! Chicão preparava os pratos variados aí fazíamos aquele esforço para prová-los e atribuir à nota. Não dava outra, a nota era máxima. Naquela época não passava pela cabeça do Chicão manipular a culinária de forma oficial. Deu certo e hoje é um sucesso!

Publico a reportagem da revista Troppo:

4 comentários:

  1. E lá em Mosqueiro mesmo o Thiago moleque já preparava umas e outras pizzas, quem diria! Ele fez vestibular pra engenharia, mas a sina dele era outra. Sorte para o Remanso!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Armando!
    Já tive o grande prazer de desfrutar a qualidade ímpar do "Remanso" com meu pai Truth, irmã Sônia e o padrinho diácono lírico Braga e sua esposa Socorro. Não é à toa que este ambiente gastronômico do conterrâneo Chicão é pentacampeão do Guia Veja Belém. Que tenha vida longa!
    Abraço!
    Luiz Henrique

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Armando,por mostrar-me esta reportagem,fiquei muito orgulhosa do Chicao, reconheci imediatamente, conserva aquela fisionomia tranquila de sempre, saudades, dê minhas recomendações a ele. Como pude observar, o filho dele é fera na profissao, e viva a culinária paraense, beijocão.

    Graça Russell - Conterrânea Itaitubense que mora nos Estados Unidos

    ResponderExcluir
  4. Esse é meu irmão amado, foi uma felicidade muito grande de saber desse sucesso do Chicão, Carmem, Thiago e Felipe, fico feliz porque Chicão sempre foi muito batalhador, trabalhador e amigo, um forte abração no meu irmão mais velho, digo isso porque foi criado pelos meus pais Lázaro e Consolo Cerqueira, Chicão que Deus te abençoe ricamente, nõa só você mais toda familia, que Deus abençoe seus negocios, um abraço.
    Lauro Cerqueira

    ResponderExcluir