Marcadores

terça-feira, 1 de junho de 2010

Fordlândia e Belterra esquecidas pela história - republicação

Este filme retrata uma época de esperança do povo de Fordlândia e Belterra no Estado do Pará, cidades esquecidas pelos governos.

Fica evidenciado um misto de alegria e tristeza quando revejo este filme. Confesso que me emociono a cada apresentação e mesmo distante, continuo vivenciando a cada dia, aquele momento passado como se eu fosse parte presente dele.

Fordlândia e Belterra, duas cidades que guardam muitas recordações da época.


5 comentários:

  1. O modelo de desenvolvimento com viés colonial que é imposto à Amazônia revela esse tipo de realidade, mas o passado se reproduz e ao invés de deixar uma paisagem sombria, deixará somente buracos e um povo miserável.

    ResponderExcluir
  2. Concordo!
    E a história se repete. Agora com Carajás, Juruti, Oriximiná e Calcário em Itaituba, etc. As empresas se enxarcam de dinheiro sem deixar nada para nós. Um serviço social aqui outro ali, uma migalha de esmolas em nome do trabalho e produção com responsabilidade social, e por aí vai. By Macapá que fique o buraco.

    ResponderExcluir
  3. Armando, o vídeo é bastante interessante! Mas, e aí? o sonho de Henry Ford ele sabia qual era. E nós aqui na Amazônia, qual é o nosso sonho? Será que não há maneira de aproveitar o que ainda existe e transformar a imagem atual em patrimônio sócio-histórico-cultural? em algo positivo? não tenho conhecimento de algo a esse respeito...quanto ao poder público, não dá pra esperar por ele, concordas? É algo pra se pensar e agir.

    ResponderExcluir
  4. Ficamos impotentes muitas vezes, pela distância continental que nos separam da nossa região. Sofremos quando vemos cenas tão fortes e que fariam a diferença se o projeto estivessem obtido sucesso.
    Ficamos a mercê das administrações públicas que por lá passam, sem podermos contribuir com o patrimônio histórico desprezado.
    Devemos ficar de braços esperando cruzados?

    ResponderExcluir
  5. Fiquei chocada em vê tanta história enferrujando. nossa, essas relíquias dariam um grande museu histórico.

    ResponderExcluir