Marcadores

sábado, 21 de novembro de 2009

Fordlândia - Parte 1

Este filme retrata uma época de esperança do povo de Fordlândia, cidade situada à margem direita do Rio Tapajós - Estado do Pará. Fica evidenciado um misto de alegria e tristeza quando revejo este filme.

Confesso que me emociono a cada apresentação e mesmo distante, continuo vivenciando a cada dia aquele momento passado como se fosse parte presente dele.

Fordlândia e Belterra, duas cidades que guardam muitas recordações da época.

4 comentários:

  1. O vídeo sobre Fordlândia,uma relíquia, é um alerta sobre as nuances do Capital, na forma dos modelos de desenvolvimento imposto pela "colônia" aos seus "súditos".
    Henry Wickham foi o biopirata mais famoso, a Vale o mais voraz e predador; quem viver verá...

    ResponderExcluir
  2. A sra. Balbina, minha avó paterna, depois de algumas tentativas em vão de dar à luz, teve que ir, muito antes do parto, a Fordlândia, que devido ao grande projeto de componente automobilístico,possuía uma bela estrutura médica, tornando-se referência em toda a região. Portanto, meu pai, o sr. Truth, nasceu nessa localidade, que ainda era município de Itaituba.
    Um forte abraço, Bida!
    De: Luiz Henrique

    ResponderExcluir
  3. E, conversando com um grande personagem de nossa cidade, o Neneca, fiquei sabendo que ele, depois de contrair sarampo e meningite, foi desenganado pelos práticos de medicina locais. Aí, esse inveterado degustador de cevada foi transferido para Fordlândia, conseguindo dessa forma, ser salvo por um gongo.
    Então, esse projeto americano, dentre alguns benefícios realizados, apesar de que o usufruto de nossa natureza ter sido maior, conseguiu salvar um dos maiores consumidores etílicos de toda a região.
    Abraço!
    De: Luiz Henrique

    ResponderExcluir
  4. Esse é o sábio Luiz Henrique, rapaz que sabe trabalhar as palavras. Consegue tirar de um simples fato, resultados que sempre geram grandes pilhérias. Parabéns pelo humor que nos repassa!
    Fordlândia foi à tábua de salvação de muitos itaitubenses, graças a estrutura hospitalar fordiana instalada naquela vila. O meu irmão Luiz também foi um dos beneficiados pela equipe do hospital de Fordlândia. A enfermidade? Prefiro não comentar

    ResponderExcluir