Marcadores

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Antônia Mendonça, o símbolo da mulher e mãe incansável




Ontem, 04 de janeiro de 2012, às 03 horas e 15 minutos, fomos surpreendidos com o falecimento da nossa mãe Antônia Araújo de Mendonça.

A mulher

Está entre as mulheres que sempre trabalharam e vibraram pela educação de seus filhos, hoje preparados para a vida. Era incansável no trabalho dedicada a família. O braço direito do seu marido Fran Mendonça. Viveu parte de sua vida na comunidade Paraná-miry, onde era o sustentáculo na infraestrutura do barracão de meu avô Manoel Lauro Figueira de Mendonça. Ali funcionava o point de aviamento de mercadorias para manutenção dos comboios que partiam do Paraná-miry até os limites do município de Itaituba e Altamira. Além dos onze filhos, abrigava outros jovens aos quais dispensava sem distinção, o mesmo tratamento.

A religiosa

Teve sua vida cristã pautada na religião católica, sempre cumprindo suas obrigações seguindo o que preconiza os dogmas da Igreja. Integrava o grupo religioso Apostolado da Oração, membro do Clube de mães de Itaituba. Frequentadora assídua e participante nas organizações dos eventos da Igreja Católica de Nossa Senhora Sant’Ana. Fez a sua parte em incentivar o culto a Deus a cada um de seus filhos proporcionando a todos os sacramentos do batismo, primeira comunhão e da crisma.

Participante da história

Presenciou em 1958 da prisão do Major Veloso, que insurgiu contra o governo de Juscelino Kubistchek, na tentativa de derrubá-lo, quando foi preso no chamado barracão no Paraná-miry, casa de propriedade do meu avô.

Foi colaboradora nas ações sociais do município de Itaituba, na administração Fran Mendonça, nos anos de 1983 e 1984.

Humor

O seu bom humor era contagiante, sempre com seus trocadilhos pilhéricos que arrancavam sorrisos. Vivia a maior parte do tempo sorrindo apesar do sofrimento das doenças adquiridas com estresse crônico pelo excesso de trabalho da sua rotina diária.
Enfim, a saudosa mãe, irmã, tia, avó, cunhada, nora e madrinha de uma infinidade de crianças. Todos esses dotes farão muita falta para nós da família.

Agradecimentos

A todos que compartilharam do nosso sofrimento com o falecimento da nossa mãe Antônia Araújo de Mendonça, aos que não foram informados, aos que não conseguiram chegar até nós, saibam que suas palavras de conforto, foram recebidas com muito carinho. Apesar de sabermos, que esta vida material tem começo, meio e fim, mesmo assim, continuamos atrelados às faculdades que são inerentes ao homem: o sentimento, a emoção, o desejo egoísta de querer que o ente querido seja eterno entre nós, as energias que aumentam com a convivência e se propagam de uma forma que se entranham  contribuindo com esse apego ao mundo material. Mas, a fé que habita em cada um de nós nos dá a certeza de que o chamado de Deus é o alento que nos permite a compreender melhor e aceitar essa ruptura entre a vida e morte.

O nosso muito obrigado e que Deus continue habitando em nós.

26 comentários:

  1. Meus amigos, que Deus possa confortar os corações de vocês, essa semana eu e a mamãe lembramos na D. Antônia e no Seu Fran, com muito carinho pode ter certeza. Deus a tenha junto a Te pois foi uma mãe exemplar, guerreira e vitoriosa. Deus abençoe meus amigos, forte abraço.
    Elzi Braga (Soldado), Djanira (Deja), Delzimar, Eurico, Rogerio e Alecsandra.

    ResponderExcluir
  2. É uma síntese de uma belíssima história de vida, Armando-Bida. Sabemos que o ocorrido é uma verdade absoluta, mas demoramos uma eternidade para aceitar.
    Que tenham paz e serenidade.
    Abraço!
    Luiz Henrique

    ResponderExcluir
  3. O sorriso da minha tia eh a caracteristica que sempre levarei comigo!

    ResponderExcluir
  4. Meus amigos/irmãos/conterraneos/familiares Araújos de Mendonças como de costume, nos últimos tempos, depois de mais uma noite de labuta incansável as vezes muito cansado tenho força suficiente para ligar esta máquina e ir direto ao "Colocandoospaposemdia" para que como de pura intuição saber das "coisas" daí....Esta manhã confesso que paralizei um pouco, não entendí muito bem, mas tudo bem. A voçês só me resta um abraço fraterno/choroso pois estou apartir daquele momento compartilhando a dor da perda da comadre "TOTÓ" para a minha mãe "De Morais". Pra mim não sei com que permissão, talvez pela sua mansidão ainda criança brincava chamando-a de "Madre Antônia" e recebia sempre aquele sorriso e a frase - Vai tomar jeito. "Madre Antônia" pedir descanso em paz pra voçê é redundância porquê voçê era a "PAZ". Um abraço do Micolino. Malaquias Morais e Família.

    ResponderExcluir
  5. "Tio Armando Araújo de Mendonça, compartilho suas palavras aqui,como forma de meu carinho,abraço e respeito a Dona Antonia,uma mulher que fez parte da minha vida também,fico na lembrança o seu sorriso,sua elegancia,seu carisma de viver a vida de uma forma tão digna,exemplo de mulher em todos os sentidos na vida. Sinta-se abraçado. Que Deus conforte a todos nesse momento..."

    Rainilce Lisboa

    ResponderExcluir
  6. Armando, infelizmente não tive o prazer de conhecer sua amada mãe, mas a paz que ela transmite nesse sorriso na foto, já demonstra o quanto deve ter sido prazeroso o tempo que passaram na companhia dela. Espero que voce e sua familia encontrem a resignação e a paz nesse momento tão difícil. Um grande abraço. Lúcia Cid

    ResponderExcluir
  7. Primo, estamos sentindo muito a morte da tia Antônia. Realmente o sorriso dela ficará marcado em nossos corações para sempre e, a sua generosidade para com tantas pessoas que ajudou sem distinção.Que DEUS, no seu imenso AMOR, traga tranquilidade e paz nos seus corações e que a família Araújo de Mendonça permaneça unida como ela é. Um abraço bem forte do Carlson, da Tereza Cristina, do Derick e da Deborah.

    ResponderExcluir
  8. Oi amigo! Meus sinceros sentimentos. É tão difícil encontrar neste momento palavras a serem ditas que confortem a sua dor. Sabe amigo, eu sou católica, mas tenho uma admiração muito grande pelas obras (caridades, frases, livros, mensagens, etc..) do Mestre Chico Xavier e pela filosofia Espírita. Então, eu gostaria com todo respeito a sua perda deixar uma mensagem abaixo do Mestre que dedicou a sua vida para salvar outras.

    "Deus

    Passei tanto tempo te procurando.
    Não sabia onde estavas, olhava para o infinito,
    não te via.
    E, pensava comigo mesmo, será que tu existe?
    Não me contentava na busca e prosseguia.
    Tentara te encontrar nas religiões e nos templos.
    Tu também não estavas.
    Te busquei através dos sarcedotes e pastores,
    também não encontrei.
    Senti-me só, vazio, desesperado descri.
    E na descrença te ofendi.
    E na ofensa tropecei.
    E na queda senti-me fraco.
    Fraco procurei socorro.
    No socorro encontrei amigos.
    Nos amigos encontrei carinho.
    No carinho eu vi nascer o amor.
    Com amor eu vi um mundo novo.
    E no mundo mundo novo resolvi viver.
    O que recebi resolvi doar.
    Doando alguma coisa muito recebi.
    E em recebendo senti-me feliz.
    E ao ser feliz encontrei a paz.
    E tendo paz foi que enxerguei.
    Que dentro de mim é que tu estavas.
    E sem procurar-te
    Foi que encontrei
    Frase de Chico Xavier

    Fonte: http://www.frasesfamosas.com.br/de/chico-xavier.html

    Então, amigo aqui estou mesmo distante para lhe oferecer este carinho especial. Tenha forças nesta hora e muita Fé. Deus não nos abandona. Sua mãe agora está ao lado do nosso PAI Celestial.

    Sua homenagem é uma prova do seu amor especial por ela que com certeza será eterno e ela estará sempre viva em suas lembranças.

    Fique com Deus.

    Abs,

    Vitória

    ResponderExcluir
  9. Poxa amigo fiquei sabendo agora, sinto muito por nao ter estado ao seu lado neste momento tao dificil. Ela realmente era muito especial, pelo pouco contato que tive com ela, percebi sua grandeza. Fiquei surpresa por ser de forma repentina, pois nao lembro de vc falar que ela estava doente.

    Um abraco forte,

    Soliane Fernandes

    ResponderExcluir
  10. O meu eterno agradecimento,por tudo de bom ,que a Sra. Antonia Araujo de Mendonca,representava a familia e aos amigos.Realmente,tinha um estado de humor invejavel,eu e que diga,sempre fui faminta por acai,tomava muito mesmo,ai eu dizia.ai D.Antonia vou morrer de cheia, e ela muito tranquila e com aquele riso que lhe era peculiar,dizia,morre nada,nos temos chofitol,kkkkk,e com certeza,vc fara muita falta.

    ResponderExcluir
  11. Armando, infelizmente não tive o prazer de conhecer sua amada mãe, mas a paz que ela transmite nesse sorriso na foto, já demonstra o quanto deve ter sido prazeroso o tempo que passaram na companhia dela. Espero que voce e sua familia encontrem a resignação e a paz nesse momento tão difícil. Um grande abraço. Lúcia Cid

    ResponderExcluir
  12. Primo, estamos sentindo muito a morte da tia Antônia. Realmente o sorriso dela ficará marcado em nossos corações para sempre e, a sua generosidade para com tantas pessoas que ajudou sem distinção.Que DEUS, no seu imenso AMOR, traga tranquilidade e paz nos seus corações e que a família Araújo de Mendonça permaneça unida como ela é. Um abraço bem forte do Carlson, da Tereza Cristina, do Derick e da Deborah.

    ResponderExcluir
  13. A familia Asfitiana se solidariza com a família Mendonça, nesse momento de pesar e dor. Que Deus possa acalmar o coração de Todos vocês.
    ASFITA.

    ResponderExcluir
  14. Família Mendonça:

    Com grande surpresa e tristeza recebemos a notícia de falecimento da querida D. Antonia.
    Infelizmente não tivemos como estar fisicamente presentes, mas nos solidarizamos com todos de mente e coração.
    Sabemos que Deus á terá como uma colaboradora, já que o era aqui nesta passagem terrena.
    Nossas condolências.

    Família Guahyba Santos

    ResponderExcluir
  15. Querido primo, meus sentimentos. Me perdoa por não ter comparecido ao velório, estava muito resfriada. Mas certamente sabes que um dia todos nos passaremos por isso, Deus a chamou para o que Ela descanse na paz do Senhor, na Glória eterna. Amém
    Denise Couto de Mendonça

    ResponderExcluir
  16. Meu amigo, meus mais profundos sentimentos de apoio a você e sua família.

    Um grande abraço,
    Tidão Macedo

    ResponderExcluir
  17. Lamento não poder te dá meu abraço pessoalmente.
    Bjus.
    Iza Souza

    ResponderExcluir
  18. A familia Asfitiana se solidariza com a família Mendonça, nesse momento de pesar e dor. Que Deus possa acalmar o coração de Todos vocês.

    ASFITA

    ResponderExcluir
  19. Armando, gostei muito do que você escreveu sobre a nossa mãe. Continue este ser humano fantástico que você é.

    Beijos,

    Madalena, Rafa e Rod.

    ResponderExcluir
  20. Madre Antonia como era conhecida por muitos dos que a amavam, tia Antonia foi para mim um icone da paciencia, rara foram as vezes que vi tia Antonia com raiva, sempre sorridente e tenho certeza também como nós o amávamos ela também nos amou, tive esse privilegio de poder conviver com ela por varios longos anos, não podemos nunca questionar os designios de Deus, Ele deu, Ele tira, nossa vida pertence a Ele, e esse é o nosso conforto, que Deus possa confortar os coraçõs de todos os filhos, filhas, noras, genros, netos, bisnetos e sobrinhos.

    ResponderExcluir
  21. Armando( família Mendonça e Araújo)

    Quero me solidarizar com todos, pela perda de vossa mãe, essa dor, também já passei e só quem passa sabe como é, e por ter conhecido e convivido tão perto, dessa mulher simples, que foi mãe, companheira, amiga de todos que estavam a seu redor {estou profundamente sentido}. "Mas saibam que Deus a chamou para a vida eterna, onde não há tristeza e nem dor, sei que nimguem morre enquanto permanece vivo em nossos corações.

    Um grande abraço do amigo

    Mourão

    ResponderExcluir
  22. Oi Armando

    Lamento pela perda de sua mãe.Acredito que uma mãe como a sua, é perda irreparável, porém, um dia todos temos que fazer a grande viagem de retorno ao Pai.
    Receba voce e todos da familia o meu abraço carinhoso e que Deus possa confortá-los desta perda.
    Um abraçosaudoso da amiga Ovanilde

    ResponderExcluir
  23. MINHA QUERIDA TIA ANTONIA,

    Devo a ti grande parte de minhas alegrias de infância e adolescencia, aos domingos e em quase todos do mês eu passava o dia na sua casa em Itaituba. Na companhia dos meus primos e primas fazíamos a festa, e minha tia sempre me acolhia com carinho e afeto não só de tia mais como se fosse uma mãe. Era tão gostoso, as brincadeiras, o banho no rio tapajós em frente da casa, até pescar de litro a gente pescava, ah tempo bom, mágico. Na hora do almoço todos estavam na mesa, fartura de tudo, peixes, carnes, galinha, etc..depois mais diversão, futebol no campo proximo ao rio e quando eram umas 5hs da tarde nos chamava pra tomarmos banho e voltar pra casa. Uma coisa muito linda que eu fazia era tomar benção da tia e num gesto de carinho imenso, me abençoava "Deus ti abençoe meu filho"! isso era tudo de bom.
    Fica com Deus minha tia querida!
    Seu sobrinho Altair Viana

    ResponderExcluir
  24. MEU AMIGO ARMANDO...
    VISITANDO SEU BLOG,DEPAREI COM O POST DA PARTIDA DE SUA AMADA MAMAE.
    ELA VOLTOU PARA DEUS, SEI, AS SAUDADES E A DOR DA PERDA, FICAM E DOEM, MAS QUE A CONSCIENCIA DE QUE ELA CUMPRIU BEM A MISSÃO QUE A ELA POR DEUS FOI CONFIADA, TE CONSOLE, ASSIM TAMBEM COMO A SUA FAMILIA. DEUS VOS ILUMINE E CONFORTE.

    BJS.

    SAMARA SOUSA.

    ResponderExcluir
  25. Mamãe
    Ainda nos rincões do Tapajós, nascia uma menina de largo sorriso, cresceu, tornou-se mulher, casou-se e desse casamento nasceram onze filhos, criou-os a todos com muita dedicação e zelo, sacrificou grandes momentos da vida, na busca do cumprimento dessa difícil tarefa.
    Cumpriu sua missão com alegria, nunca a vimos reclamar de nada, sempre incansável e com sorriso.
    Obrigado mamãe por tudo o quanto fizeste. Obrigado pelos ensinamentos e obrigado pela vida.
    Na certeza de que estás a descansar em lugar de potência elevada em relação a esta terra, só sentimos suas saudades, e a sua ausência coloca um grande vazio no coração, somente preenchido pela certeza da sua bondade, amor e dedicação à família. Antonia Araujo de Mendonça é o seu nome.
    Seus filhos!
    “Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento;
    Porque é melhor a sua mercadoria do que artigos de prata, e maior o seu lucro que o ouro mais fino.”
    Provérbios 3:13-14
    Belém(PA), 22/01/2012

    ResponderExcluir