Marcadores

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Itaituba, 158 anos de amor pelo seu povo - 15/12/2014



Incrível como a história se repete. Verificando o acervo deixado por meu pai FRANCISCO XAVIER LAGES DE MENDONÇA (Fran Mendonça), encontrei um texto que continua atual. Dizia ele: desde o ano de 1954, quando pela primeira vez participou da vida política de Itaituba, já se manifestava a necessidade urgente de Itaituba ter seu representante na Assembleia Legislativa do Estado.



Nesses 158 anos de história de Itaituba, o primeiro deputado a representar Itaituba foi o Coronel Joaquim Lages, avô de meu pai, depois, Nilson Barroso Pinheiro, que por negligência política deixou de identificar-se com o eleitorado de Itaituba. Posteriormente, tivemos dois jovens deputados: Wilmar Freire, o mais votado no Estado do Pará, e Aldir Viana, Bacharel em Direito, Promotor de Justiça, deu sua contribuição na diminuição da violência que estava instalada em Itaituba. Já nos tempos atuais, Itaituba fez dois deputados: um deputado estadual, Hilton Aguiar, que vem desempenhando sua função com brilhantismo e zelo, e o deputado federal João Dudimar Paxiúba, advogado, com participação efetiva no Congresso Nacional, que deixará esse cargo eletivo, com a marca da seriedade e compromisso com a cidade de Itaituba.

Lamentamos o juízo de valor político demonstrado nas urnas, Itaituba perdeu o seu representante na Câmara Federal, PROVAVELMENTE em função de elucubrações  destiladas contra o Deputado Federal que representava toda a região do Oeste do Pará. O mesmo aconteceu em Santarém, onde sua população não selou apoio a seus candidatos. Com a população de 300.000 habitantes, Santarém conseguiu eleger somente um Deputado Federal, o que é uma tristeza, um grande prejuízo para toda a região do Baixo Amazonas e para toda a Região do Tapajós.

Mesmo assim, continuo a amar nossa Itaituba, por continuar sendo uma cidade habitada por um povo guerreiro, que com a sua luta, consegue desenvolver-se, fazendo frente a muitas outras cidades pelo seu desenvolvimento.

Encerro com a frase que meu pai Fran Mendonça deixaria neste dia: “Minha querida ITAITUBA, eu te saúdo neste dia com o mesmo amor que me viste nascer, porque eu te amo ITAITUBA, tu és a minha vida”







Itaituba, saudade de quem está distante
Letra: minha avó Mary Mandonça (1975)
Música: Thales Mendonça




Nenhum comentário:

Postar um comentário