Marcadores

sábado, 19 de junho de 2010

"Chiclete" grande instrumentista de sopro acaba de nos deixar

                  Que bom que criei esse blog com a maior abertura de idéias possível. Fiz questão de deixar claro, que ele não tem apelo político, partidário e sem amarras a qualquer doutrina.
Aqui deixo a minha homenagem ao grande saxofonista "Chiclete", que tive a honra de compor com ele o grupo musical que acompanhava os "codões de pássaros", dirigido pela Celita(Célia Lages Virgolino). Naquela época o grupo era composto pelo Chiclete e seu Antão no saxofone, Carlos Travessa e Chico Lopes nos pandeiros, Chico Soldado no Banjo e eu de gaiato já batia um pouco de violão juntamente com essas feras.
                  O último contato que tive com o "Chiclete" foi em Altamira onde eu tive a oportunidade de relembrar os velhos tempos e acompanhá-lo solando Jacob do Bandolim e Waldir Azevedo.
Seguidamente tivemos grandes perdas, como do tio Altamiro, Malaquias, Edivaldo do seu Portuguesinho e outros que não temos conhecimento.
                  Achei interessante publicar o fato ocorrido no  Hotel Apiacás narrado tão bem pelo Luiz Henrique no blog do João Paxiúba:
"Alguns anos atrás, já no bar do Apiacás, um médico, que nas horas vagas se apresentava como saxofonista, observava um senhor moreno, esguio, chegar para mostrar seus dotes musicais. De cara, interpretou simplesmente "Espinha de bacalhau", uma das mais difíceis do mundo. Antes de terminar essa música, meio que sem jeito, se ausentou do ambiente, totalmente boquiaberto com o talento do mestre chamado "Chiclete", que ele tanto o subestimou".
Luiz Henrique Macêdo.
                   Vai o meu abraço a família do "Chiclete" e o pesar pela perda do ente querido.
                   E como como marca da sua habilidade musical, deixo o vídeo encaminhado pelo seu filho Nonato Leite a quem tenho um carinho todo especial.
http://www.youtube.com/watch?v=lZqLZdXQPI8

8 comentários:

  1. Armando, a morte do "Chiclete" é uma perda muito grande, mas fica a lembrança do Homem simples, alegre, atencioso e incomparavelmente talentoso, especialmente com o Sax, imagem gravada em minha memória. Grande abraço a minha prima Ana Porto e a toda a família!!!

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo,e atraves do teu blog e do contato com meus pais que tomo conhecimento das noticias tristes,dos amigos e conhecidos que nos deixaram.Espero que os itaitubenses jamais esquecam esse ilustre que foi 'tocar' em outras paragens.Um forte abraco e que Deus continue te abencoando

    ResponderExcluir
  3. realmente essa música parece muito com meu pai. Desde minha infância ouviamos ele tocar.Obrigada por lembrarem dele com todo esse carinho.

    ResponderExcluir
  4. Professor Armando, é com grande satisfação que faço uso deste espaço para mostrar um momento de descontração do Chiclete, meu pai, num de seus últimos momentos, abraçado a um saxofone: http://www.youtube.com/watch?v=lZqLZdXQPI8. Foi na residência dele, em Altamira, onde residiu grande parte dos seus últimos 15 anos de vida. Aos 69 anos, vividos intensamente, foi para o andar de cima, mas deixando orgulhosos todos aqueles que o conheceram, especialmente sua esposa (Terezinha Leite), seus filhos (Tatalo, Iane, Nonato Leite, Lallá, Cristina, Ana Porto e Rogério), irmãos, noras, genro, sobrinhos, netos e outro mais.

    Este era o perfil dele no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=541961474237321782, com várias fotografias dele e entes familiares.

    Agradecimentos da família pelo ato de solidariedade.

    Raimundo Nonato Leite Porto (filho)

    Ps. Professor Armando, se quiser pode colocar o link do vídeo no seu blog, para ficar mais notável.

    ResponderExcluir
  5. é parece mesmo com o meu papai....so sei dizer que o meu papai era muito querido...

    ResponderExcluir
  6. AQUI DEIXO MEU CARINHO TODO ESPECIAL D.TEREZA,CRIS,ANINHA,NONATO,TATALO,LALA,IANE,ROGERIO GUARDAREI NO MEU CORAçAO BOAS LEMBRANçAS DO SEU CHICLETE GRANDE ABRAçO LEOCIRA CUTRIM...

    ResponderExcluir
  7. AQUI DEIXO MEU CARINHO E MEU SINCERO SENTIMENTO A TDS DA FAMILIA:D.TEREZA,CRIS,ANINHA,NONATO,TATALO,LALA,IANE,ROGERIO...itaituba poderia fazer uma grande homenagem sim a essa pessoa maravilhosa seu chiclete continuara vivo no coraçao de cada itaitubense que o conheceu,SAUDADES LEOCIRA CUTRIM...

    ResponderExcluir
  8. Eu era criança ouvia falar desse musico

    ResponderExcluir