Marcadores

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

ALTAMIRO RAYMUNDO DA SILVA: 1 ANO E 2 MESES DE SAUDADE

O pai, os líderes nunca morrem. Eles se perpetuam. Seus exemplos e ações permanecem vivos, são legados que herdamos de quem ousou fazer a diferença. Exatamente como fez meu pai Altamiro, meu líder, meu herói de 1931 a 2010, amigo e companheiro de todas as horas e de todos os anos.
Hoje, quando completou esse 1 ano e 2 meses de aniversário de sua morte, não contenho a emoção de falar dele, da saudade que sinto. Fiquei pensando em quantos cargos ele ocupou como prefeito, como administrador de órgão público, nesse tempo todo trabalhou com muita garra, dedicação e amor, principalmente pela Itaituba que amou até o fim. Sua liderança era incontestável, seu carisma e sua bondade com as pessoas que muitas vezes nem conhecia, mesmo assim ajudava de coração sem pedir nada em troca. Como viver hoje sem ele, esse tem sido meu grande desafio.
A inteligência, alegria e firmeza do meu pai foram determinantes pra consolidar os caminhos que ora todos nós (filhos) trilhamos, claro que não posso me esquecer de minha querida mãe Maria Viana, que foi pra ele e continua sendo pra nós o pilar de sustentação de nossa família, para um futuro melhor. Ele com perspicácia, sabedoria e segurança trabalhou para vencer adversidades na vida pessoal e na vida pública e fez conquistas boas. Lembro perfeitamente que telefone, energia e saúde pública iniciaram com ele, na época, existia somente telefone pra fazer ligações pra outros lugares nas cabines da empresa telefônica, médicos no posto de saúde, eram dr. William e dr. Amoras que contribuíram pra ir melhorando esta área que até hoje é bem complicado do ponto de vista estrutural. Antes disso o nosso “médico” era nosso querido Teófilo Olegário Furtado. Energia veio com motores a diesel, que tinha hora certa pra ligar e apagar. O lado bom das luzes apagarem se é que existe lado bom, era vermos melhor o luar, o céu ficava cheio de estrelas, íamos até a beira do rio tapajós porque o reflexo do luar na água era puro encanto. Ah!! Que saudades deste tempo. Tempo que tínhamos a sonda pra nos aquecer o banho, hoje infelizmente um louco e irresponsável acabou, destruiu. Perda irreparável.
Meu querido pai tinha o hábito de tomar seu banho na sonda à noitinha, ia assim mesmo, de calção e toalha no ombro e saboneteira na mão tomar o seu banho quente e sagrado, era assim pro todo itaitubense. Aí que saudades de ti meu pai, se vivo fosses e tivesses com saúde tenho certeza que não terias permitido a destruição da SONDA. Ato insano de um forasteiro que não teve dúvidas em destruir um bem precioso, água quente medicinal pelo teor de enxofre que continha.
Por tudo isso, sinto imensas saudades de ti meu querido Altamiro, saudade que corroem a minha alma, que me deixa no mínimo com lágrimas nos olhos, coração apertado. Mas a saudade que sinto não se restringe ao seu lado pessoal. Ele também tem o nosso respeito pelo homem público correto e íntegro que foi. Tem nossa saudade pelo ser humano denso, amigo dedicado, sempre pronto pra colaborar, agregar, somar e orientar. Altamiro escreveu sua história com competência, legando-nos ensinamentos que continuamos usando no dia a dia. Fez com a naturalidade de quem é verdadeiro.
Por tudo isso, alegramo-nos por termos sido seus filhos, parceiros. Orgulhamos perpetuar a sua obra. Consola-nos senti-lo entre nós na forma de espírito de luz. Será um dia dos pais de muita saudade.
 
Altair Sebastião Viana da Silva, irmãos e mamãe.

4 comentários:

  1. Olá, Altair Sebastião Viana!
    Nessa época em que vivemos, onde parece que há uma inversão de valores, com o mal sobrepondo-se ao bem, é bastante interessante reconhecer e contemplar a história de vida de seu pai ALTAMIRO. Ele deixou um horizonte, um norte a vocês. Sempre pautou pela educação. Está aí a comprovação do brilho profissional de toda a família. Que mantenha o sentimento. Parabéns!
    Aproveito o espaço para mostrar a homenagem que fiz ( ao meu ), no Facebook:
    "... Sentimento de gratidão, orgulho, satisfação e êxtase pelo grande PAI que tivemos. Que temos. Que sempre teremos. Viva, TRUTH!"
    Luiz Henrique Macêdo e família

    ResponderExcluir
  2. Altair que lindo o que voce escreveu sobre seu amado pai, é tão bom quando podemos ter orgulho, lembranças boas de nosso pai. Voce é um homem abençoado por ter tido esse pai motivo de tanto amor e orgulho. Como eu já lhe falei antes a dor com o tempo, torna-se algo doce e nos fortalece. Que Deus te proteja e ilumine sempre para seguir tãos bons exemplos. Lúcia Cid

    ResponderExcluir
  3. Altair, que belo o sentimento e o patrimônio de cidadania que seu pai Altamiro lhes deixou. Torço para que sirva de lição neste mundo de desigualdades em que vivemos. Mantenha seu GPS direcionado sempre para o caminho do bem. Parabéns!
    E aproveito para registrar o meu:
    "... Sentimento de gratidão, orgulho, satisfação e êxtase pelo grande pai que tivemos. Que temos. Que sempre teremos. Viva, Truth!
    Luiz Henrique Macêdo e família

    ResponderExcluir
  4. Caro Luiz,
    A homenagem que fiz a meu pai, estendo com todo meu carinho ao seu pai Raimundo Nonato dos Santos, o Truth. Meu querido amigo por tudo que vi, ouvi de ti foi uma honra ter convivido com contigo. Fostes um amigo da mais alta estima de todos nós. Um grande abraço a todos.
    Altair Viana

    ResponderExcluir