Marcadores

quinta-feira, 16 de maio de 2013

EDUCAÇÃO OU CAMELÓDROMO?

"É preciso revogar a LEI e preservar a nossa história"

Escola Estadual Professora Alice Carneiro, transformada em Camelódromo? - Isto é uma vergonha!!!

                                   Socorro Neves
Ainda na semana passada, uma amiga que reside ai em Itaituba, me falou deste projeto absurdo de transformar a Escola Estadual Profa. Alice Carneiro, em um Camelódromo.
Junto, me passou também a indignação que sentia, considerando que, mais uma vez a sociedade itaitubense se depara com uma situação de falta de respeito, por parte da classe política, com os valores históricos e culturais do município e do nosso povo.

É a nossa história que mais uma vez tentam empurrar pelo ralo: A Escola Estadual Gaspar Viana, foi derrubada para que o seu terreno passasse a abrigar a construção do reservatório de Água; o Estádio Municipal Teófilo Olegário Furtado, está desativado já há algum tempo, para dá lugar a construção de um Hospital Público e agora, a Escola Estadual Profa Alice Carneiro, a mais antiga Escola Pública do município, deverá dá lugar para a implantação de um Camelódromo.

Ao tomar conhecimento, a indignação passou a ser também minha e me propus a escrever um artigo, no entanto, a exemplo do que faço todos os dias, busquei através dos sites e blogs de noticias ai da região, qualquer informação sobre o assunto e diante da falta de noticias, resolvi aguardar o momento oportuno. Finalmente, o assunto se tornou pauta de comentários diversos, tendo como foco um telefonema que foi dado ao blogueiro Norton Sussuarana, que tornou público o descontentamento de mais alguém, que consciente dos valores históricos da cidade, pede ações que venham a impedir uma ação irresponsável do Poder Público, destruindo uma escola onde, “atualmente funcionam pólos da Universidade Aberta do Brasil – UAB e da Universidade Federal do Oeste do Pará- UFOPA, podendo vir a sediar tantos outros cursos de graduação, que garantam melhores formações às centenas de profissionais que sem acesso aos grandes centros, disputam espaço no mercado de trabalho, sem a devida qualificação”.

Se faz necessário que a classe política aprenda a valorizar e preservar a história de nossa cidade e do nosso povo, assim como nosso povo precisa acompanhar mais de perto as ações dos ‘ditos’ nossos representantes políticos.

Chega de dizer que ‘não gosta de política’ e se manter alheio às ações daqueles que ajudamos eleger, lhes conferindo poder através dos nossos votos. É preciso que a população acompanhe de perto as sessões do Legislativo Municipal, prestar atenção nas matérias apresentadas e postas em votação e assim, ter oportunidade de reagir de imediato diante de projetos de leis que contrariem os interesses de toda a sociedade. É preciso mais do que nunca, que saiamos das conversas de comadres, das esquinas, das mesas de bares e que diante de situações como esta, onde um PL irresponsável, autoriza que o prédio de uma escola se transforme em camelódromo e que nossa indignação ganhe forças, formas, ações concretas, saia do anonimato, de conversas isoladas e se faça representar através do Ministério Público, por exemplo, para que possamos preservar a nossa história.

Ações são necessárias e urgentes para conscientizar a classe política, entre estes, a atual chefe do Executivo Municipal, bem como os membros da atual Legislatura, de que é preciso saber retroceder, quando há o entendimento de que uma ação impensada e irresponsável, contraria os princípios e a vontade de toda uma sociedade. Precisamos agir e logo, para que “não joguem ao chão e esmaguem, parte significante da trajetória educacional de tanta gente que, ainda criança, adolescente e ou adulto, aprendeu as primeiras letras, as primeiras palavras, escreveu as primeiras frases e cresceu para o mundo...Assim como tantos passaram por lá, ensinando. Foi ai, na Escola Estadual Profa. Alice Carneiro, nas salas, corredores e área livre, que muitos de nós itaitubenses demos os nossos primeiros passos para alcançarmos nossos objetivos, enquanto cidadãos de bem e aprendemos a construir nossas próprias histórias, que não importa onde estejamos, se confundem com a história de Itaituba”.

Não estamos aqui considerando desnecessária a construção de um Camelódromo, pelo contrário, sabemos a necessidade urgente de desafogar as calçadas das ruas do comércio e em consequência, garantir melhor qualidade ao trânsito. Basta, entretanto, escolher outra área, em outro local, que não seja exatamente a Escola Estadual Profa. Alice Carneiro. Itaituba cresceu, a cidade tem os maiores supermercados situados na Rodovia Transamazônica, bem como outros segmentos do setor comercial em áreas distantes do centro e nem por isto sem clientela.

Diante do que, cabe ao Executivo Municipal tomar as providencias cabíveis de fazer com que a tal Lei, resultado de um Projeto de Lei, autoria do então vereador Peninha e que por certo foi sancionado pelo prefeito da época, Valmir Climaco, não tenha efeito e para isto, basta apenas que, “seja revogada por outra lei: nesse caso a nova lei terá algumas opções, podendo revogar a totalidade do conteúdo da lei anterior, ou revogar tão somente alguma parte determinada, podendo a nova Lei, também, ser expressa quanto à revogação, dizendo claramente qual lei ou parte dela que perderá seus efeitos”.

A senhora Eliene Nunes, que antes de está prefeita, é professora por formação, por certo não será reticente quanto a tomar as decisões cabíveis neste caso. Quanto às pessoas que acham a coisa mais natural do mundo, a destruição de patrimônios históricos, ou que defendem simplesmente a incoerência das ações políticas de alguns, exclusivamente por questões políticas partidárias, infelizmente só temos a lamentar.
Nosso apoio à Associação dos Filhos de Itaituba – ASFITA ( filho não é apenas quem nasce, mas quem ao ser adotado, AMA!), que tem sido enfraquecida pelo egoísmo de muitos e que assim, na maioria das vezes não tem forças para defender os interesses do povo itaitubense. A causa é única, é nossa, é de todos: Escola Estadual Profa. Alice Carneiro, transformada em Camelódromo? -

Isso é uma vergonha! LUTEM! Lutemos JUNTOS!!!

Um comentário:

  1. Estou escrevendo um artigo a respeito do assunto que essa semana estará publicado no meu blog.
    Estamos buscando mobilizar a sociedade para fazer uma manifestação publica a fim de vetar esta projeto absurdamente vergonhoso e desrespeitoso para com os filhos de Itaituba. Gostei muito do seu artigo e são mobilizações como que expressam a nossa indignação que precisam ser tomadas em atitude para que alguma coisa seja feita para preservar os nossos valores históricos e culturais. Um povo sem cultura é um povo sem história, e um povo sem história é uma sociedade que não existe!
    Abraço.
    Yuri Patrick de Oliveira.

    ResponderExcluir