Marcadores

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Paço Municipal de Itaituba - Pará é revitalizado



No dia primeiro de julho, a população itaitubense foi brindada com a reinauguração do prédio sede da Prefeitura Municipal de Itaituba, agora, com originalidade e requinte resgate histórico, denominado “Paço Municipal” homenageando “in memoriam”, o ex-prefeito Altamiro Raimundo da Silva (proposta do Vereador Diomar Figueira), onde dedicou grande parte da sua vida pública. Homenagem merecida. Parabéns ao Deputado Federal Dudimar Paxiúba pela Emenda Parlamentar que liberou recurso para revitalização do prédio sede da Prefeitura Municipal de Itaituba.

Em conversa com o Dudimar, ele me falava que alocar recursos para esse objetivo é muito fácil, o difícil é a gestora municipal passar pelo processo burocrático, como, manter as contas públicas em dia, garantir todas as Certidões Negativas com seus Nada Consta, com prazo de validade de 30 dias, a lisura do processo licitatório e outros. Aí, é entra a participação mais importante que é o compromisso da gestão municipal, para fazer com que esse desembolso financeiro venha possibilitar o início da obra. Meus amigos, a Prefeita Eliene Nunes, se manteve firme passando por toda essa sabatina da burocracia para viabilizar o sucesso da revitalização do Paço Municipal.
Tive a honra de ser convidado pela Prefeita Eliene Nunes, não medi esforços para testemunhar aquele momento de resgate de um patrimônio público da maior importância para o nosso município. Foram 17 horas de viagem entre Belém, Brasília, Santarém, enfim, Itaituba. Graças à política das empresas aéreas, que fogem à nossa compreensão.

A Prefeita Eliene Nunes vem demonstrando a sua preocupação com o desenvolvimento da nossa região, inaugurando dezenas de obras relevantes, visão de quem foi eleita para cuidar da população do seu município.

O novo Paço Municipal tem um valor imaterial histórico e ético para população, um prédio que perpassou pelas diversas fases da história econômica do nosso município, primeiro a fase da borracha, quando atingiu o clímax da economia. Itaituba em 1914 foi a cidade brasileira eleita para representar o Brasil em Londres em uma exposição das especiarias como, a borracha, o cernambi, o caucho, a copaíba, andiroba, breu de cariocica e outros produtos da região, através do Intendente Municipal Raimundo Pereira Brasil. Assim o fez com maestria e conhecimento da economia da região. Outro fato que vale a pena fazer o registro foi a passagem por Itaituba de uma caravana de estudantes ingleses enviada pela Rainha da Inglaterra. Esse mesmo prédio fora utilizado pelo Poder Judiciário para realização de Juris Populares no seu salão nobre na década de 60, sob a égide da Juíza de Direito Maria Izabel Benone Sabbá, que mesmo sem ter a presença do Ministério Público e nem da Defensoria Pública, Convocou para representar o Ministério Público, os Adjuntos de Promotor Fran Mendonça, Altamiro Silva e João Baima e como advogados de defesa, Bernardo Melo, Arlindo Braga e Vivaldo Gaspar. Eram pessoas leigas, autodidatas, que desempenharam suas funções com conhecimento de causa e com responsabilidade. Além de ser uma casa política, a antiga Prefeitura também era palco de eventos comemorativos da sociedade itaitubense, como por exemplo, o Baile da Independência no dia 7 de setembro, festas de casamentos, cito aqui, a comemoração do casamento do casal Raimundo Santos (Truth) e Dulcinéia dos Santos Macedo.

Depois, veio à fase do ouro, onde a nossa cidade foi injustiçada com a fuga de divisas, com recolhimento do Imposto Único Mineral, direcionado o seu recolhimento para o município de Santarém, que sem tem um só garimpo, em um dado momento, foi eleito o município com maior arrecadação de imposto mineral, sem ter um só garimpo em sua área territorial. Mesmo assim, Itaituba desenvolveu-se com suas próprias pernas. O tratamento que lhe é dado, é de um curral eleitoral dos políticos aventureiros que vem de Belém e de outros municípios garimparem votos, depois colocam as cartolas e só voltam a aparecer após quatro anos. Salvo alguns, como, o Deputado Hilton Aguiar e Chapadinha que tem carreado algumas obras à nossa cidade.
 

Itaituba teve a oportunidade de eleger o Deputado Federal Dudimar Paxiúba, cidadão itaitubense que nos representou com honras de um autêntico representante da nossa população. Mas incompreendido por muitos, talvez, pelos que olhavam para os seus próprios interesses.

Enfim, Itaituba está de parabéns, a Prefeita Eliene deixa um legado que ficará na história, fazendo a dobradinha com o nosso amigo Dudimar Paxiúba, responsável pela Emenda que proporcionou a realização dessa obra magnífica.

Parabéns Prefeita Eliene Nunes, parabéns Dudimar Paxiúba!
Eliene Nunes, Lia Oliveira, João Paxiuba, Mary Bau Paxiuba, João Dudimar De Azevedo Paxiuba Dep Dudimar Paxiuba Azevedo


Nenhum comentário:

Postar um comentário