Marcadores

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Itaituba, parabéns pelos seus 154 anos de acolhimento à sua população miscigenada

Hoje Itaituba completa 154 anos, fundada em 15/12/1856, com uma área de 62040,95 Km2, é uma cidade que cresce no berço da solidão da ausência do Estado do Pará. A população paciente não desiste, luta com as suas próprias forças na tentativa de alavancar o progresso, melhorar sua qualidade de vida, sejam na educação, saúde ou na economia, chavões que fazem parte do discurso político e que já soa mal aos nossos ouvidos. A sua posição geográfica não enche os olhos do empreendedor, ainda mais quando todas as atenções governamentais estão voltadas para Santarém, cidade que funciona como entreposto entre as diversas cidades do baixo-amazonas e da microrregião de Itaituba.

Tivemos a oportunidade de eleger dois deputados Aldir Viana e Wilmar Freire, isso após anos e anos de luta, sempre elegendo Ubaldo Corrêa (STM), Paulo Lisboa (STM), Oswaldo Melo(BEL), Jarbas Passarinho(BEL), Bonna(BLM), Dr. Martins(STM), Bené Bicudo(STM), Amaral(STM), Jader Barbalho(BEL), Alacid Nunes e outros mais, que não me vem à memória. Hoje temos como Deputado Estadual Hilton Aguiar e nosso amigo e jovem Deputado Federal João Dudimar Paxiúba, uma esperança de sucesso na política Itaitubense. Agora podemos bradar que temos uma representação política tanto na Assembleia Legislativa como na Câmara Federal em Brasília.

Sempre nestas datas gosto de dar uma olhada nos arquivos de meu pai Fran Mendonça, e sempre encontro um texto visionário e muito presente. Hoje apresentarei o artigo escrito por meu pai que de uma forma ou de outra contempla o anseio da cidade de Itaituba:

Alerta Itaituba! Alerta - escrito - 09/03/1986
Francisco Xavier Lages de Mendonça

Desde o ano de 1954, quando pela primeira vez participei da vida política da minha terra, já era manifesta a necessidade urgente e presente da cidade de Itaituba ter um representante próprio, político, na Assembléia Legislativa do Estado. Por esta causa, sempre me debati dentro do extinto Partido Social Democrático (PSD), da Arena e do Partido Democrático Social (PDS) sem nada conseguir, sob a alegação de que Itaituba na possuía número de eleitores suficiente para eleger um Deputado Estadual. Tudo bem, não possuímos mesmo. Mas o tempo passou e Itaituba cresceu, tornou-se adulta, e hoje já possui mais de 25.000 eleitores. Se for desencadeada uma campanha de cadastramento eleitoral, nos moldes da campanha de 1982, que elevou de 6.000 habitantes, aproximadamente, para 20.000 eleitores no município, o que é possível já que existe um número expressivo de eleitores, e então: porque Itaituba não apresentar um candidato a Deputado Estadual próprio que se identifique com nossos problemas, que viva a nossa vida?...

Acho que chegou a hora de nossa emancipação política, vivemos todos esses anos com nosso cordão umbilical atado aos interesses políticos de Santarém. Chegou a hora de cuidarmos das nossas vidas e dos nossos interesses políticos. Atrelarmos-nos a Santarém, sim, de igual para igual como cidade, lutando sempre por conseguir meios de fazermos por ITAITUBA algo de que ela carece e que tanto eu bem sei. Para tanto, quero conclamar a todos os brasileiros que mourejam ou vivem em Itaituba, a dizermos basta ao domínio político de Santarém. Convido a todos os homens responsáveis pela política local, para nos sentarmos numa só mesa para indicar um homem capaz a candidato a Deputado Estadual por ITAITUBA, e por ele juntos trabalharmos, certos de uma vitória, que será a vitória de todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário