Marcadores

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O meu Natal sem meu Pai Altamiro

Tenho evitado falar de mim neste espaço em que escrevo. A verdade é que, a maioria das vezes nem sempre consigo. Mas, acho que todos já agüentaram mais do que mereciam tanta melancolia e lamentações, a verdade é que não consegui evitar.
Este ano pra mim, é como se a árvore de Natal não fosse montada. O presépio não fosse montado e que todas as peças ficassem guardadas nas caixas. E as luzes coloridas não fossem acesas e pela primeira vez, também, sinto-me órfão.
Sim, já sou um homem crescido, cheio de responsabilidades, pai, avô. Mas um pedaço de mim ( e posso garantir que não é pequeno) que queria continuar a ser o filho mais velho e pequeno, especialmente nesta época, a primeira sem ele. Na minha contabilidade natalina, falta um presente, um abraço, um beijo, um sorriso. Não há conversas sobre a ceia de Natal. A ceia de Natal... Ementa igual, nunca mais, nem peru, nem passas. Mas isso não é quase nada, se não fosse haver mais champanhe, bolo de chocolate e rabanadas. Se não fosse haver nem beijos, nem orações em família, nem elogios emocionados, nem opiniões paternas. Tenho certeza que meu Pai gostaria que tivesse tudo isso e haverá, em sua homenagem sempre.
A vida passa tão rápida e perdemos tempo com discussões, confusões, ideologias baratas, imposições para fazer valer nosso ponto de vista, as nossas vontades, quando percebemos que só existem somente duas realidades: o nascer e o morrer. Neste meio-termo, apenas os amigos que vamos conquistando ao longo da vida. E depois, a falta que ele faz e que iremos fazer um dia. As crianças sentem falta, os adultos sentem falta, uma saudade que só deixa quem fez sua existência realmente valer a pena. Vai ser duro este primeiro Natal e os próximos também. Com o tempo sei que vão chegar outras pessoas como minhas netinhas Bianca e Manuela, elas são o meu conforto, o alívio de minhas dores, da minha saudade. Tudo faz parte desse mistério que é a vida.
Este Natal com certeza não será igual ao que passou. Mesmo assim desejo a todos feliz Natal e um Ano Novo próspero e com muita saúde.

Altair Viana

Um comentário:

  1. Que bom querido, sinto uma dor mais calma em seu coração. é assim mesmo, na vida vamos acumulando perdas e temos que conviver da melhor maneira possível com elas, pelo nosso bem e pelo bem das outras pessoas que graças a Deus, ainda estão conosco. Que esse Natal seja de muita luz, muito amor com seus filhos e suas netinhas, que maravilha, sinto que voce está se realizando como avô, não esperava outra coisa de um pai maravilhoso como voce. Se tiver um tempinho entre uma rabanada e um pedaço do peru ligue pra essa fã incondicional e alegre-se, o Natal é o nascimento de Jesus e a nossa morte é para estar ao lado DELE.
    Lúcia Cid

    ResponderExcluir